Seria difícil imaginar uma tal possibilidade

Parece que o Vaticano se prepara para nomear vinte e dois novos cardeais, um deles português, Manuel Monteiro de Castro. Um acontecimento já muito rotineiro, até porque a idade média dos príncipes da Igreja Católica será, como as aparências no-lo indicam, muito elevada.
Cada um de nós, porém, imaginaria que o Vaticano, num caso desta natureza, sabe o que está a fazer, o que sempre teria de determinar que possuísse de cada um dos seus bispos, de um qualquer lugar do Mundo, o respetivo currículo pessoal. Um cadastro individual, digamos assim.
Sendo esta a evidente realidade, não pode ter deixado de causar espanto a notícia recente de que a documentação fornecida à grande comunicação social acreditada junto do Vaticano, acerca dos vinte e dois futuros purpurados, tenha sido recolhida, ao menos em parte, a partir da Wikipédia, ou seja, por via da INTERNET!
Confesso que nunca me passou pela cabeça uma tal realidade, logo prontamente confirmada pelos serviços do Vaticano, dado que os jornalistas facilmente perceberam certas incongruências textuais, as quais, após confirmação direta, mostraram esta espantosa realidade: o Vaticano recorreu à Wikipédia para informar das caraterísticas de alguns dos futuros cardeais, copiando textualmente o que se encontrava ali.
Esta notícia verídica e já confirmada trouxe-me de pronto ao pensamento uma obra publicada entre nós sobre a estrutura interna do Vaticano, da autoria de um qualquer desconhecido italiano, e claramente destinada a mostrar que a vida no dia-a-dia daquela estrutura se encontraria claramente anquilosada, tecnicamente ultrapassada, assim se procurando mostrar aos leitores de tal obra que João Paulo I nunca teria sido assassinado.
Simplesmente, tendo-se algum conhecimento da vida e das instituições do Mundo, e em face do que na obra é relatado, e até o modo como o relato se suporta, facilmente se percebem duas coisas: a obra foi encomendada, com a finalidade que se percebe, mas a realidade que conta da vida interna do Vaticano, com elevada probabilidade, deve estar correta. Uma muitíssimo boa imagem. Uma imagem que esta notícia de agora vem confirmar.
Por tudo isto, espero bem que os Estados Unidos se não determinem a pôr também um fim na Wikipédia, ou correr-se-á o risco de não voltar a ter cardeais por muito tempo.

Hélio Bernardo Lopes
De Portugal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: