Nós estamos na Europa!

Mil e um portugueses, nuns casos mais letrados, noutros menos, defendem com aparente convicção a União Europeia, o Euro e a nossa ligação aos dois. A verdade, porém, é que as coisas não andam para diante, nem se vislumbra um futuro capaz para Portugal e para os portugueses. A generalidade destes já percebeu isto muitíssimo bem.

Simplesmente, a realidade lá acaba por vir à tona de água. Desta vez, e depois das referências recentes dos Estados Unidos aos abusos policiais e prisionais, bem como à violência entre reclusos nas prisões portuguesas e à falta de qualidade das suas instalações, eis que um novo estudo veio mostrar duas coisas deveras desagradáveis: Portugal é país de destino do tráfico sexual e importador/exportador de tráfico para trabalho. Repugnante!

Ao mesmo tempo, a UNICEF acaba de dar conhecimento público de novo estudo sobre a realidade portuguesa das nossas crianças: somos, no dizer de certa manchete de ontem, um dos piores países para se ser criança. Só a Roménia e a Bulgária apresentam uma situação pior que a nossa, num total de perto de três dezenas de países. Uma vergonha, trinta e oito anos depois da Revolução de 25 de Abril!

No entretanto, Francisco Pinto Balsemão, em entrevista concedida à Renascença, exige uma limpeza nos serviços secretos portugueses. Muito sinceramente, eu nem consigo compreender se o fundador do PSD percebe as potenciais consequências de uma tal iniciativa.

Por um lado, percebe-se já que Miguel Relvas não virá a deixar o Governo, até porque a realidade passada com todo este FADO DA SECRETA deve estar longe de ser como vem sendo noticiosamente referido. Por outro lado, e como pude já referir, operar uma limpeza geral às secretas, significa que será o PSD a fazê-lo, num ápice lançando dúvidas inultrapassáveis sobre o papel futuro destas instituições.

Pois, a uma primeira vista, Francisco Balsemão parece não se dar conta desta realidade. Talvez se tenha mesmo esquecido do modo como a nossa comunidade de informações foi criada, ao tempo do Bloco Central, e depois regulamentada, com Aníbal Cavaco Silva no Governo, mas com Mário Soares como Presidente da República. Ou seja: a seguir-se esta ideia de Balsemão, ir-se-ia de mal a pior…

Um pouco mais adiante que o anterior entretanto, eis que Paulo Portas se determinou a responder às palavras do porta-voz dos revoltosos guineenses, mas para dizer que lhes não respondia. Simplesmente, e como se sabe bem desde há muito, por detrás desta questão da Guiné-Bissau está o papel de plataforma que este país desempenha na distribuição de estupefacientes oriundos do subcontinente americano.

Acontece que o referido porta-voz fez acusações graves a outros guineenses, embora sob a de insinuações. Só que tudo isto parece estar fora de tempo, digamos assim. Por um lado, porque o Brasil, finalmente, vai estudar a possibilidade de descriminalizar a produção, a posse e a venda de todo o tipo de estupefacientes. Por outro lado, e mesmo que tal iniciativa não venha a materializar-se, eu dou daqui à Comunidade Internacional uma sugestão: nomeiem um juiz norte-americano, com uma sua equipa de procuradores e investigadores da DEA e do FBI – chegam cinco pessoas –, e, com a autorização do atual poder guineense, operem o levantamento da realidade que está presente na Guiné. Mas haverá quem queira ver aplicada uma tal metodologia? Não creio. Seria uma chatice…

Por fim, essa europeísta convicta, que é Christine Lagarde, hoje à frente do Fundo Monetário Internacional e que há dias se referiu aos gregos que não pagam os seus impostos devidos. Como é bom poder falar deste modo, quando se aufere anualmente mais de trezentos e oitenta mil euros e sem ter de pagar impostos, por ser uma funcionária internacional!… Melhor que isto, em minha opinião, ainda é a localização de Berlim bem no interior da Rússia, como a todos indicou Angela Merkel. Que Moral! E que cultura!! E logo duas mulheres!!!

 

 

Por Hélio Bernardo Lopes
De Portugal

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: