Mensagem de Natal do Cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Jorge Nascimento

Caros concidadãos nesta época natalícia é com retomado prazer que através do “Mundo Lusíada” desejo a todos os mais sinceros votos de um feliz Natal e de um ano de 2022 que traga tudo de melhor para todos e em especial à família Portuguesa nos Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul, áreas de jurisdição do Consulado Geral de Portugal onde tenho a honra de servir desde setembro de 2018.

Ciente de que os últimos anos foram especialmente difíceis devido à pandemia de Covid 19 que tanto nos limitou nos contactos em geral e na convivência com os nossos amigos e entes queridos, fica a esperança de que o novo ano nos ajude a virar a página.

No Consulado Geral apesar das limitações que ainda afetaram a generalidade dos serviços públicos no Brasil e em Portugal devido à pandemia, o ano corrente encerrar-se-á com níveis de atendimento e produtividade idênticos aos registados pré-pandemia (2019). Cientes de que todos os esforços são ainda assim insuficientes, não podemos deixar de registar o empenho dos nossos colaboradores e funcionários que, em condições difíceis e em que outros ainda estavam em regime de teletrabalho, se disponibilizaram e aceitaram o desafio de, para servir a Comunidade e todos os utentes, retomar o trabalho presencial. Desta forma devermos atingir até final do ano cerca de 19 mil documentos de identificação e 24 mil passaportes processados nos nossos serviços, a que se juntam muitos outros atos de registo civil e notariado. No total o número de atos consulares deverá ficar muito próximo dos 90 mil.

Em 2022 continuaremos a porfiar no sentido de melhorar o nosso nível de atendimento e, assim as condições sejam reunidas, procurar atender mais do que os cerca de 240 utentes que recebemos diariamente, de forma a que todos possam ter os seus assuntos tratados com a celeridade desejada.

Outras vertentes da atividade diplomática continuarão a merecer a nossa melhor atenção nomeadamente o apoio à ação – coordenada pela Embaixada de Portugal em Brasília – da promoção das relações económicas e culturais entre Portugal e o Brasil. Nessa medida, ao longo de 2022, o Consulado manterá uma intensa agenda de contactos com as autoridades estaduais e municipais de complemento à ação diplomática portuguesa no Brasil e temos delineado um vasto programa de ação cultural que esperamos implementar com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, com parceiros locais públicos e privados e com as estruturas de matriz portuguesa do Estado.

Caros concidadãos renovo a todos os votos de um Santo Natal e de um excelente ano de 2022.

Paulo Jorge Pereira Nascimento
Cônsul Geral de Portugal em São Paulo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: