Mensagem de Natal da Secretária das Comunidades Portuguesas

Por Berta Nunes

É com satisfação que dirijo esta mensagem à comunidade luso brasileira, por ocasião da quadra festiva do Natal e do Ano Novo.
Os portugueses residentes no estrangeiro dignificam o nome do país pela forma harmoniosa como se integram nas sociedades de acolhimento. Mas também pela sua capacidade de empreender e de inovar, criando empresas, associações, projetos sociais e outras iniciativas de grande valor para o interesse comum.
Deram e continuam a dar muito a Portugal, contribuindo de forma marcante para fazer do nosso país um país melhor.
Queremos que a ligação entre Portugal e os seus cidadãos dispersos pelos diferentes países do Mundo se reforce cada vez mais. Nas dimensões cívica, política, cultural e linguística. Mas também na sua relação com a administração pública portuguesa.
Em 2020 o Ministério dos Negócios Estrangeiros vai continuar a trabalhar para melhorar a capacidade dos consulados portugueses, para que seja possível responder com maior celeridade e qualidade aos pedidos das nossas comunidades no estrangeiro.
Encontra-se em fase avançada um importante trabalho de elaboração de um Novo Modelo de Gestão Consular, que apostará fortemente na inovação, na modernização administrativa e na simplificação de processos. O objetivo é que seja cada vez mais fácil e cómodo aos cidadãos recorrerem aos serviços consulares em todo o Mundo.
Por essa via, será possível obter uma administração consular mais eficiente, proporcionando melhores serviços para os cidadãos.
No ano que se avizinha desejo prosseguir uma política de proximidade com as nossas comunidades no estrangeiro. Só desse modo será possível fazermos frente aos desafios que se colocam na promoção do associativismo, no ensino da língua, na boa integração nos países de acolhimento, nos momentos de emergência e de proteção consular, mas, principalmente, nas situações de dificuldade e de carência económica.
Nos próximos meses terei a oportunidade de visitar o Brasil e de dialogar com muitos dos nossos concidadãos que aí vivem. O Brasil é um país especial para Portugal, pela longa história que une os dois países e, principalmente, pela cada vez maior proximidade entre as duas sociedades. Nesta relação os cidadãos luso brasileiros desempenham um papel fundamental, promovendo a relação e reforçando a amizade entre os dois povos.
Essa será uma oportunidade para realizar um diálogo profundo com os cidadãos, com as associações, com os empresários portugueses e com os conselheiros das comunidades portuguesas. Enfim, com todos aqueles que fazem parte integrante das comunidades portuguesas.
A todas e todos, desejo Festas Felizes e um excelente ano de 2020, com saúde e muito sucesso pessoal e profissional.

Por Berta Nunes
Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend