Mensagem de fim de ano do Cônsul Honorário de Portugal em Santos

Por Armênio Mendes

Armênio Mendes e esposa.
Armênio Mendes e esposa.

Está a se aproximar o Natal e um novo ano. É o momento de se fazer um balanço do que se realizou e uma reflexão baseada na esperança de futuro ainda melhor.

Primeiramente quero me dirigir à nossa comunidade portuguesa em Santos, que segue dando mostra de grande apego à terra mãe. A cada dia mais filhos e netos de cidadãos portugueses vem engrossar a lista de portugueses com dupla nacionalidade. O número de processos de cidadania, documentos de identificação e emissão de passaportes superaram todos os recordes.

O Consulado Honorário de Portugal em Santos tem sido incansável no atendimento aos nossos utentes, buscando sempre tratar com excelência todo e qualquer assunto demandado por nossa comunidade.

Igualmente apoiamos as iniciativas da comunidade e por vezes desenvolvemos atividades no sentido de estar sempre presente e buscando a união do nosso grupo, a exemplo dos eventos de comemoração do Dia de Portugal que crescem a cada ano.

É com satisfação que vejo o movimento, as iniciativas e as realizações de nossas entidades, que a cada ano se tornam mais sólidas, algumas já centenárias e outras no limiar de atingir esta marca.

Com a mesma satisfação vejo o crescimento do interesse de jovens na cultura portuguesa, participando dos inúmeros Ranchos Folclóricos de nossa região.

É de se ressaltar também o gosto que se desenvolveu pelo fado, onde vários espaços foram abertos para estes artistas, contando com os recintos sempre cheios para cultuar esta tradição de nossa terra.

Olhando de forma mais abrangente, percebe-se um grande avanço no estreitamento das relações entre Brasil e Portugal. Estes dois países irmãos nunca estiveram tão próximos, seja nas relações culturais, comerciais, educacionais, dentre outros. Nossos votos são de que as relações se estreitem cada vez mais.

Para terminar quero desejar que Deus nos permita ter saúde para poder seguir realizando nossas tarefas e praticando o bem.
A todos desejo um Feliz Natal e um excelente Ano Novo.
Por Armenio Mendes
Cônsul Honorário de Portugal em Santos para o Mundo Lusíada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend