Mensagem de Fim de Ano do Cônsul de SP, Paulo Lourenço

Queridas amigas e queridos amigos: obrigado!

 

Chegados ao fim de 2017, não posso deixar de aproveitar a ocasião em que se fazem balanços anuais e votos de Feliz Natal, para dirigir uma mensagem muito simples a todos os portugueses e luso-brasileiros de São Paulo: uma mensagem de sincera gratidão.

Obrigado pelo apoio de todas as associações e agremiações luso-brasileiras que, durante o ano que agora finda, foram sentinelas e protagonistas ativos da defesa da cultura e do património do nosso país nesta imensa metrópole. Sem eles, o Consulado Geral de Portugal perderia vigor na sua atuação.

Obrigado a todos os dirigentes associativos, que saúdo de forma especial na pessoa do Dr. António de Almeida e Silva, Presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira, pelo apoio valioso que nunca hesitaram em dar-me, neste ano tão intenso, mas gratificante de trabalho, tornando a representação dos interesses nacionais em São Paulo um objetivo estratégico comum.

Obrigado a todos os expatriados, profissionais, empresários, artistas e criadores nacionais que aqui trabalham, ajudando a criar laços e parcerias preciosos entre as duas sociedades civis. O redescobrimento de Portugal pelo Brasil que agora tão nitidamente se faz sentir deve muito à sua presença, ao seu esforço e à sua capacidade de integração e adaptação. Saúdo a todas e todos na pessoa do Presidente da Câmara Portuguesa de Comércio, Engº. Miguel Setas, que com este Consulado Geral, a AICEP, a Federação das Câmaras de Comércio e as Associações têm ajudado a compor uma frente convergente de defesa e promoção de Portugal nesta competitiva capital paulista.

Obrigado ainda a todos os colegas, funcionários, colaboradores e Conselho Consultivo desta Missão que tenho o privilégio de chefiar: a sua dedicação e sentido de serviço público, num momento de procura intensiva dos serviços consulares em São Paulo, devem ser devidamente enaltecidos.

2017 foi um ano de muito trabalho e de muitos bons desafios, marcado por sucessivas visitas de Altos dignitários do nosso país, de que não posso deixar de assinalar a presença inédita, nesta cidade, de Suas Excelências o Presidente da República e Primeiro Ministro, celebrando aqui, em conjunto com uma orgulhosa comunidade luso-brasileira, num Theatro Municipal iluminado com as cores da bandeira nacional, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Foi ainda durante esta visita que o Governo de São Paulo decidiu fazer a cessão oficial do edifício que no futuro albergará a Escola Portuguesa, cumprindo um sonho de muitos anos.

Obrigado a todos e a todas, por fim, pela amizade e carinho que eu e a minha família temos recebido.

De forma singela, mas sincera, permito-me retribuir, fazendo votos de um santo Natal e de um excelente 2018.

 

Paulo Lourenço

Cônsul-geral de Portugal em São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend