Vem aí o I Encontro da Juventude Luso-Brasileira

Todos os jovens luso-brasileiros, de qualquer grupo folclórico ou associação, podem participar do Encontro, que tem o intuito de discutir e promover a inserção dos jovens nas associações portuguesas.

Por Mundo Lusíada

O Rio de Janeiro vai sediar a primeira edição do Encontro da Juventude Luso-Brasileira, no final de semana de 31 de outubro e 1º de novembro. O encontro está sendo preparado pela Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras, com sede no Rio, e pretende reunir participantes da comunidade de todo o Brasil.

Em São Paulo, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira apoiará o evento que vai marcar a participação dos jovens no futuro da comunidade lusa no Brasil. Nas próximas semanas, serão encaminhados convites às associações e grupos folclóricos de São Paulo, convidando todos os jovens a estarem presentes. O CCLB irá oferecer transporte rodoviário gratuito até o Rio de Janeiro.

“A inserção da juventude no seio associativo luso-brasileiro é de fundamental importância não só para a continuidade desse movimento, mas também para o seu engrandecimento e relevância” afirma Fernando Gouveia, Secretário Geral do CCLB.

Segundo Gouveia, não há limites de participantes, portanto não haverá seleção em São Paulo. A princípio, todos os interessados poderão participar do evento, inclusive brasileiros que participam de grupos folclóricos e de associações e que não têm descendência portuguesa. “Não vamos selecionar, nós queremos levar todos” diz. O Conselho da Comunidade também pretende fazer camisetas com cores diferenciadas, destacando a participação dos jovens de São Paulo no encontro.

As hospedagens serão feitas nas próprias associações luso-cariocas, por uma taxa de R$ 45,00 para o final de semana. E a programação do evento traz debates, passeios, discussões sobre temas como a importância dos jovens na comunidade, os direitos dos luso-descendentes, intercâmbios entre Brasil e Portugal, cultura e tradições, o acordo ortográfico, esportes e o turismo entre os dois países.

Ao final do encontro, será elaborada uma carta abordando todas as conclusões dos jovens da comunidade luso-brasileira, e distribuída pela própria colônia entre instituições portuguesas no país.

Para os interessados em São Paulo, o Conselho da Comunidade já está recebendo as inscrições, que devem ser feitas pelo tel (11) 3342-2241, outras informações pelo site www.cclb.org.br.

Programação do Encontro: Sáb – 31 de Outubro 08h30 – Credenciamento 09h00 – Abertura solene 10h00 – A Importância da Comunidade Luso-Brasileira: A Inserção da Juventude nas Associações. 12h00 – Almoço 13h30 – Grupos de Trabalho – 1ª Rodada: a) Direitos dos Luso-Descendentes; b) O acordo ortográfico e a Influência Cultural Lusíada no Mundo; c) Desporto e Turismo 15h00 – Café 15h30 – Grupos de Trabalho – 2ª rodada: d) O Movimento associativo luso-brasileiro: Vertentes e Desafios; e) Intercâmbios entre Brasil e Portugal 17h00 – Intervalo para elaborar as Conclusões. 18h00 – Plenária Final: A Comunidade luso-brasileira “olhar o passado e construir o futuro”. Aprovação das conclusões e da Carta do Rio de Janeiro, e definição do local do II ENCONTRO (outubro de 2010).

À noite (opcional): Festa em Casa Regional e visita ao GRES Unidos da Tijuca.

Dom – 1 de Novembro 10h30 – Tour com visita ao Vasco da Gama (São Januário) e à Sede da Federação (Porto de honra). 13h00 – Almoço de ENCERRAMENTO (adesão) e entrega dos certificados aos participantes.

Deixe uma resposta