Unepa comemora 13 anos de fundação com homenagem para Adelino das Neves

Por Odair Sene

A União das Empresas de Panificação da Baixada Santista (Unepa), entidade presidida por Adalberto Vieira Freire, realizou no último dia 22 sua festa de encerramento de ano na qual comemorou 13 anos de fundação. O evento aconteceu no Centro Cultural Português, para cerca de 450 pessoas num jantar com bacalhau ao forno (entre outras opções).

Na programação da noite, além do jantar, a Unepa anunciou o “Panificador do Ano”, prêmio criado pela entidade para qualificar um panificador, e o homenageia com uma placa. Neste ano o nome anunciado foi do trasmontano Adelino das Neves Cunha, da Panificadora Universo (uma das mais conceituadas de Santos). E já fechando a programação o público assistiu o show do português Quim Barreiros.

A Unepa mantém em seu quadro associativo cerca de 130 empresas de panificação, disponibilizando entre outros serviços, atendimento jurídico e trabalhista e, segundo o presidente, a entidade está “muito bem, saudável e cada vez mais forte”, garantiu ao Mundo Lusíada.

Como ocorre em várias regiões do país, um dos grandes problemas ainda é a matéria prima principal: a farinha: “estamos mantendo ainda o preço do pão numa média de 9 a 10 reais o quilo, mas está difícil manter porque o trigo aumenta, como outros insumos, os produtos de confeitaria, o transporte, enfim, tudo aumenta, e eu acredito que logo vamos ter algum repasse no pãozinho sim”, referiu.

A união faz a força da Unepa

Adalberto Vieira (dono de três padarias) disse que a Unepa se mantém bem porque está “unida” e garante que “o presidente não faz nada sozinho, quem faz é a diretoria toda”, refere ele que tem uma diretoria enxuta, com apenas oito integrantes.

Para o ex-presidente (e atual vice) Antonio Lopes (da Palácio do Pão Quente), o importante hoje é manter a média de associados para oferecer um serviço bom e “não dar o passo maior do que pode, até porque ainda não temos uma estrutura para aumentar este número, somos poucos mas bons”, garante ele elogiando o evento e lembrando que em 2011 trouxe o Canário num grande evento para mais de mil pessoas. “Mas tivemos aqui o Roberto Leal e eu espero continuar neste ritmo porque essas apresentações são atrações que os portugueses gostam de ver”.

Homenagem

O Panificador do Ano de 2012 da Unepa foi anunciado perante os profissionais do setor, seus familiares, fornecedores e convidados. Uma placa foi entregue pelo presidente ao homenageado e o apresentador Gabriello Gabbrielleschi, do programa Portugal e Sua Gente, fez a apresentação do homenageado.

Adelino das Neves Cunha, da Universo Pães Doces foi recebido à frente pelos diretores da Unepa todos com suas esposas e também com a presença do Cônsul Armênio Mendes, que falou aos presentes e elogiou a escolha.

“Quero cumprimentar principalmente você Adelino, que é o homenageado da noite e certamente com méritos. Eu tenho certeza de que a Unepa não faz a escolha aleatoriamente, deve avaliar muito bem e eu parabenizo pela escolha”, disse Armênio Mendes lembrando que os portugueses dos tempos primórdios, tempos de guerra, eram mandados (muitos) para Angola, “porém nós portugueses que sempre fomos de paz, escolhemos outro caminho, o caminho da emigração e é a história de muitos”, referiu o cônsul parabenizando a Unepa pelos 13 anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: