Últimas do Rio: Francisco Louçã discute crise no Rio

Por Igor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

Fotos: Divulgação
Rio de Janeiro. Fotos: Divulgação

Francisco Louçã discute crise no Rio

O economista, acadêmico, escritor e dirigente do Bloco de Esquerda de Portugal Francisco Louçã esteve no Rio de Janeiro no dia 19 de março para debater, ao lado do deputado estadual Marcelo Freixo, do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Carlos Walter Porto Gonçalves, e do secretário de Relações Internacionais do PSOL, Afrânio Broppé, “A crise econômica internacional: tendências e desafios”. O debate teve lugar no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ. Até novembro do ano passado, Louçã era presidente do Bloco de Esquerda, quando foi substituído por Catarina Martins e João Semedo durante congresso, que contou com a participação do presidente do PSOL, Ivan Valente e do secretário de Relações Internacionais, Afrânio Broppé.

Câmara Portuguesa digital

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro vai lançar o seu novo sítio na Internet durante um Business Cocktail no dia 4 de abril, 19h, no Pool Bar do hotel Porto Bay, em Copacabana, Zona Sul carioca. O evento acontece no seguimento do processo de “modernização e inovação” da instituição. Com o site, a Câmara pretende abrir um novo canal de comunicação com o público, além de lançar novos associados e parceiros.

Nacionalidade portuguesa alargada

Em comunicado, o deputado português Carlos Páscoa, eleito pelo círculo fora da Europa, anunciou que foi dado entrada no plenário da Assembleia da República, no final de março, uma iniciativa parlamentar que “irá atribuir a nacionalidade de origem aos netos de portugueses nascidos no exterior”. O social-democrata adiantou ainda que, “como já temos negociada a maioria para apoiar a iniciativa, a mesma será aprovada após seu trâmite legal”.

Festa em Friburgo

A cidade serrana de Nova Friburgo, a 137 quilômetros do Rio de Janeiro, vai celebrar os 150 anos de atividades da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense, que foi fundada em 26 de fevereiro de 1863 pelo maestro português Samuel Antônio dos Santos. A cidade também guarda um passado lusitano, já que a sua fundação nasceu através de um decreto do rei Dom João VI, em 1818, na que foi a primeira colonização não-portuguesa do Brasil.

Rock lusitano no Rio

Os cariocas se preparam para curtir a presença de músicos portugueses no Rock In Rio. Estão chegando a cantora Aurea e as bandas Orelha Negra, The Black Mamba e The Gift, além dos DJs Vibe e Ride. O evento acontece em setembro, nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21, 22, na Cidade do Rock, na Zona Oeste da cidade.

União Europeia atenta à prostituição carioca

Um projeto financiado pela União Europeia, e que terá duração de dois anos, vai oferecer cursos profissionalizantes e microcrédito para mulheres que vivem na Vila Momosa, na Zona Norte do Rio. O programa promove a inclusão socioeconômica para profissionais do sexo, atividade com grande incidência na região da Praça da Bandeira, na Grande Tijuca. Em ação conjunta, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com as Ongs PlaNet Finance Brasil e Gerando Vida, lançou o “Projeto Bebel”, no dia 27 de março, tendo como foco as profissionais do sexo da citada Vila. O projeto, que terá duração de dois anos, beneficiará 100 mulheres. O objetivo é melhorar as condições de vida das mulheres que moram em áreas de prostituição dessa região. Esse trabalho nasce depois de que um estudo identificou que cerca de 80% das profissionais do sexo não gostam da vida que levam e que se tivessem outra opção deixariam a prostituição. Equipes de apoio formada por assistente social, psicóloga, advogado e administrador fazem parte do projeto.

Páscoa Poveira

A Casa dos Poveiros do Rio promoveu a Páscoa Poveira, no dia 31 de março, na Tijuca, Zona Norte carioca. O evento contou com a apresentação do rancho folclórico Eça de Queiroz e o músico Arthur. Houve espaço ainda para o famoso “beija-cruz”.

Champions “passa” pelo Rio

A cidade maravilhosa recebeu, no final de março, a taça da Champions League, que é a maior competição interclubes da Europa. O evento fez parte do “Trophy Tour”. A final da Liga dos Campeões deste ano vai ser em Londres, no Estádio Wembley. A competição está na fase “quartas de final”.

Discrição portuguesa

A Estratégia Urbana-Laboratório de Inovação apresenta a segunda fase do projeto “Arquitetura Portuguesa – Discrição é a Nova Visibilidade”, que se destaca por ser uma iniciativa de responsabilidade dos arquitetos Nuno Sampaio, Luis Tavares Pereira, Miguel Judas e Fernando Serapião, no âmbito do Ano De Portugal no Brasil, com o Alto Patrocínio do presidente da República e o apoio institucional da Ordem dos Arquitetos e da AICEP. A iniciativa visa a dinamizar o diálogo e relações profissionais entre Portugal e Brasil, apoiando a internacionalização da arquitetura portuguesa e o setor da construção. O evento decorre em São Paulo, de 24 a 28 de junho.

Apoio no retorno

A Diretora do Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior, Ministra Luiza Lopes da Silva, apresentou, dia 27 de março, ações do governo brasileiro para apoiar o retorno dos seus cidadãos e a reinserção à sociedade brasileira. Uma das novidades foi o lançamento do Portal do Retorno (http://retorno.itamaraty.gov.br), “destinado a centralizar todas as informações disponíveis sobre programas e serviços” para quem retorna ao país, “especialmente aqueles em situação de maior vulnerabilidade”. Participaram dessa ação membros do Ministério do Trabalho e Emprego, do Ministério da Previdência Social e da Caixa Econômica Federal.

Jovens empresários sondam Brasil

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) de Portugal promove, entre os dias 21 e 24 de abril, uma missão de prospecção no Brasil. A viagem serve para participar no 7º Encontro de Negócios na Língua Portuguesa, que vai se realizar na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Quase, Saramago?

A Editora CRV lançou recentemente o livro “Exercícios de Caligrafia: Saramago Quase”, de autoria de Francisco Maciel Silveira, professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da USP. Os ensaios trazem uma trajetória de 33 anos que percorrem a obra ficcional e teatral de José Saramago de 1947 a 1980, que foi seu período formativo menos estudado e conhecido.

Portugal no contexto cinematográfico

A ANCINE abriu no dia 18 de março as inscrições para três editais de coprodução com Argentina, Uruguai e Portugal, além de um edital de desenvolvimento de projetos em parceria com a Itália. No total serão investidos, pela ANCINE e pelas instituições correspondentes dos demais países envolvidos, R$ 4 milhões na produção de dez projetos de longa-metragem e no desenvolvimento de outros seis.

SEF prende brasileiro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) prendeu, no fim de março, no aeroporto de Lisboa, um cidadão do Brasil, de 43 anos, procurado pelas autoridades brasileiras, devido a vários processos, um dos quais por condenação a cinco anos de prisão por roubo. O cidadão transportava 17.970 euros e 1.405 Dólares em dinheiro, além de cartões de crédito. O foragido regressou ao Brasil escoltado por elementos do SEF.

TAP celebra sucesso em Natal

A TAP festejou dia 29 de março 14 anos de ligação direta entre Natal e Lisboa/Europa.

Cabrito português?

Quinta-feira, dia 28 de março. Debaixo do sol do início da manhã carioca, uma cena inusitada. O sinal fica verde, mas os carros continuam parados. Trânisto? Não. Na Rua do Bispo, Zona Norte da cidade, uma família de cinco cabritos passeava livre, leve e solto, fazendo parar veículos e pedestres em frente a uma grande Universidade. No final da trilha, os cinco “espertalhões” decidiram buscar abrigo no hospital Casa de Portugal, onde degustaram um delicioso café de manhã, composto de folhas, todas verdinhas, que dão as boas-vindas no canteiro central na entrada do estacionamento da unidade hospitalar. Dessa vez, os animaizinhos não estavam no prato, mas vagueavam tranquilamente sobre o asfalto, sem o olhar atento do dono, morador da comunidade do Turano.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: