Últimas do Rio: Carnaval ¨português¨ vai homenagear a Alemanha

Por Ígor Lopes
Do Rio para Mundo Lusíada

Fernando Horta chegou ao Brasil quando ainda tinha 12 anos de idade. É natural da Lixa, Felgueiras. Foto: Paulo Mumia/FotoBR.
Fernando Horta chegou ao Brasil quando ainda tinha 12 anos de idade. É natural da Lixa, Felgueiras. Foto: Paulo Mumia/FotoBR.

No Rio, carnaval ¨português¨ vai homenagear a Alemanha
Este ano, a escola de samba carioca Unidos da Tijuca, cujo presidente é o português Fernando Horta, vai ter como enredo a Alemanha: ¨Desceu num raio, é trovoada! O deus Thor pede passagem pra contar nessa viagem a Alemanha encantada¨. A aposta nesse tema faz com que a Escola tenha esperança para conquistar o quarto título no Grupo Especial. Tudo gira em torno da Alemanha no Brasil. A Unidos da Tijuca, que tem sede na Zona Norte da cidade, foi campeão do carnaval 2012.

Promotora de justiça, Ana Melo participa em livro sobre crianças
A luso-descendente Ana Melo participa na segunda edição do livro “psicologia na prática jurídica – a criança em foco”, pela editora Saraiva. O objetivo da obra, que custa 69 Reais, é atingir profissionais da área jurídica e de psicologia para sensibilizar acerca da necessidade da interação das duas com a finalidade de não revitimizar a criança nos processos judiciais. Cada autor escreveu sobre sua experiência em sua área de atuação. Ana elaborou o capítulo “Investigações de crimes sexuais e adolescentes: a produção da prova”. ¨Eu e outros colegas escrevemos sobre a colaboração da psicologia no sistema de justiça. Como a criança pode ser menos revitimizada quando ouvida como vítima ou testemunha em processo cível, de família ou criminal. E ainda sobre como pode colaborar na identificação de situações de violência sexual, alienação parental, etc.¨, contou Ana ao Mundo Lusíada. O valor arrecadado com a venda da obra está sendo doado a duas instituições de apoio a crianças.

Nova presidente do TER-RJ passou por Coimbra
A desembargadora Letícia Sardas será a primeira mulher eleita para a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A posse aconteceu no dia 31 de janeiro, durante uma cerimônia no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no Centro da cidade. “Estou muito feliz e honrada. Agradeço a confiança e me comprometo para que o Poder Judiciário Eleitoral continue sendo reconhecido”, afirmou Letícia Sardas. Letícia é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense e pós-graduada em Direito da Comunicação pela Universidade de Coimbra. Ela foi também presidente da 20ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e, em diversas ocasiões, exerceu a função de juíza eleitoral. Em novembro de 2011, tomou posse como vice-presidente do TRE-RJ. Letícia é reconhecida pela atuação na defesa de um Judiciário forte e célere e também pela sua produção intelectual e acadêmica, como livros, artigos e cursos.

Incêndio em Copa destruiu móveis ¨portugueses¨
Em 13 de agosto do ano passado, a vida cultural do Rio ficava mais pobre e triste. Um incêndio na cobertura do marchand romeno Jean Boghici, um dos maiores colecionadores de arte do Brasil, destruiu várias obras de arte de importância internacional. As mais valiosas eram os quadros “Samba” (1925), de Di Cavalcanti, e “Floresta Tropical” (1938). O incidente, que aconteceu em Copacabana, na Zona Sul do Rio, marcou também a destruição de parte da mobília do local, que foi desenhada pelo português Joaquim Tenreiro (1906-1992), que escolheu o Brasil para viver, nos anos 1930, por quase 50 anos. Por aqui, Joaquim criou o conceito do móvel brasileiro. A revista Casa Vogue trouxe à tona uma descrição desses móveis que fazem parte da história da cidade e do país. O local abrigava uma cadeira Três Pernas, de 1947, feito pelas mãos de Terneiro. Havia ainda um sofá de jacarandá de quatro lugares, que teve apenas dois exemplares produzidos pelo designer lusitano. Estavam no local também dois pares de poltronas, um composto pelo modelo Curva, de 1960, e o outro pela Leve, de 1950, e uma mesa de centro, com dois troncos maciços. A sala de jantar tinha mais influências de Tenreiro, através de uma mesa de jantar com tampo de vidro pintado de verde. Outros móveis lusos foram afetados pelas chamas.

Carminho voltou
A fadista Carminho vai voltar a se apresentar na casa de festas Miranda, no Rio, nos dias 5 e 6 de fevereiro. A cantora está percorrendo vários países para promover o CD “Alma”. Em dezembro do ano passado, a fadista já havia estado na cidade e lotou os dois dias de show.

Poveiros mais velhinho
A Casa dos Poveiros do Rio, localizada na Zona Norte carioca, completou 83 anos de fundação. A festa foi no dia 13 de janeiro e contou com missa comemorativa, almoço e apresentação do rancho Eça de Queiroz.

Havaí na Casa das Beiras
A Casa das Beiras, na Zona Norte do Rio, promoveu uma tarde tropical no Havaí, em homenagem aos aniversariantes, no dia 3 de fevereiro. Houve apresentação da banda Típicos da Beira Show.

Brasil recebe água com gás de Portugal
A Importadora Barrinhas vai trazer ao Brasil a Água das Pedras, a marca de água com gás mais popular em Portugal. A ideia é fazer com que a bebida dispute mercado com outros produtos, como San Pelegrino e Perrier. A água já pode ser encontra no Rio e em São Paulo.

ABL contesta governo sobre adiamento do Acordo Ortográfico
Em nota, no dia 23 de janeiro, a diretoria da Academia Brasileira de Letras (ABL) lamentou a decisão do governo brasileiro em adiar, para 2016, a entrada em vigor do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Segundo a Academia, esse adiamento frustrou o projeto da ABL que pretende ¨desenvolver um amplo movimento para que o idioma passasse a ser adotado como língua de trabalho oficial na Organização das Nações Unidas (ONU)¨. A nota avalia ainda que ¨não haveria mais desculpas para que os fóruns oficiais de política exterior continuassem a passar ao largo de um idioma de mais de 260 milhões de falantes, a pretexto das discrepâncias de grafia entre os países que compõem seu universo. “Consequência lógica da simplificação da escrita consagrada no Acordo seria o reconhecimento da crescente importância da lusofonia no cenário internacional e o coroamento natural de um longo processo, amadurecido sem qualquer açodamento”, afirma o documento.

Durão Barroso fala sobre UE no Brasil
No dia 24 de janeiro, teve lugar em Brasília a VI Cúpula Brasil–União Europeia. Participaram do encontro a presidenta Dilma Rousseff, o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o residente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso. Durante o evento, foram tratados temas como a situação econômica e financeira internacional, o processo do G-20 e o andamento das negociações para um Acordo de Associação MERCOSUL–União Europeia. Os presidentes citados acima falaram ainda sobre questões de paz e segurança internacionais, como a situação no Oriente Médio e no Norte da África, na África Ocidental e sobre desarmamento e não-proliferação. A agenda da reunião incluiu também temas de desenvolvimento sustentável, mudança do clima e energia.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: