Últimas do Rio: Cantor português agora é cidadão carioca

NOTAS
Por Ígor Lopes

Cantor português agora é cidadão carioca
O cantor Antônio Campos recebeu o título de Cidadão-Carioca do Estado do Rio de Janeiro, no dia 15 de abril, durante um evento na Casa de Vila da Feira e Terras de Santa Maria, no Rio. A homenagem partiu de um projeto da vereadora Teresa Bergher. Na próxima edição, o Mundo Lusíada traz a cobertura completa da entrega do título.

Rio celebra dia da comunidade luso-brasileira
A Federação das Associações Portuguesas e Luso-brasileiras e a Casa das Beiras do Rio vão realizar uma solenidade para comemorar o Dia da Comunidade Luso-brasileira, em 23 de abril, às 20 horas, no Salão Nobre da Casa das Beiras, na Tijuca. A cerimônia será presidida por Nuno Bello, cônsul-geral de Portugal no Rio.

Palestra “moderna”
A Academia Luso-Brasileira de Letras vai promover no dia 17 de abril uma palestra sobre “Modernismo e Modernidade”, de autoria de Gilberto Mendonça Telles. O evento vai ter lugar na rua Teixeira de Freitas, 5, na Lapa, às 16 horas.

Livro raro vira tema na Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional vai promover a mesa-redonda “A Livraria Kosmos e o livro raro no Brasil”. O encontro será realizado no dia 16, de 16h às 18h, no Auditório Machado de Assis, na FBN. O evento faz parte da série “Memória da vida literária do Rio de Janeiro”. A entrada é franca.

Gala Luso-Brasileira
Terminam no dia 20 de abril as inscrições para a I Grande Gala Luso-Brasileira, que se destaca por ser um evento virtual. Os temas propostos são: Para Portugal e Brasil: “Entrelaçamento Portugal/Brasil”; só para Portugal: “Lisboa”, “Tejo” e “Sua Cidade ou capital do seu Distrito” e só para o Brasil: “Sua cidade ou Capital do seu Estado”. Todos os trabalhos deverão ser enviados para Carlos Leite Ribeiro em [email protected]
Mais detalhes podem ser consultados em: http://www.caestamosnos.org/GRANDE_GALA2012/Grande_Gala_2012.htm

Eça de Queiroz em palestra
A Sociedade Eça de Queiroz do Rio vai promover no dia 28 abril a palestra “Os disparates na obra de Eça de Queiroz.”, de responsabilidade de José Arthur Rios. O evento vai ter lugar no Hotel Flórida, no Flamengo, às 13h. O almoço em adesão custa R$59,00 por pessoa, incluindo buffet e bebida.

“Kuduro” causa polêmica
O português Lucenzo, conhecido por ser autor da música “Danza Kuduro”, que aquece a vinheta de abertura da novela Avenida Brasil, na rede Globo, está tentando impedir que o cantor Latino lance, em maio, o DVD “Live in Copacabana”. A razão é que o disco traz a versão brasileira do ritmo angolano que foi sucesso em toda a Europa na voz de Lucenzo. O português diz não ter autorizado Latino a gravar a música que, no Brasil, ganhou uma versão feita por Daddy Kall e é interpretada por Latino.

Desafios da redação em livro
O mais recente livro de Marcelo Moraes Caetano já está à venda. “Desafios da redação” foi lançado no dia 5 de abril, em São Paulo. No Rio, o lançamento será no dia 12 de maio, na Livraria da Cultura do Shopping São Conrado Fashion Mall. Outros lançamentos vão decorrer no Brasil e em Portugal. A publicação, com selo da editora Ferreira, custa cerca de 60 Reais.

Globo Universidade em Cabo Verde
O programa Globo Universidade do dia 7 de abril viajou até Cabo Verde para conhecer a parceria acadêmica entre Brasil e o país africano. Desde 2004, o governo brasileiro apóia a formação de professores, projetos pedagógicos e oferece capacitação profissional e bolsas para os cabo-verdianos. A repórter Lizandra Trindade foi à Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) para mostrar os frutos dessa parceria e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: