Substituído busto polêmico de Cristiano Ronaldo no Aeroporto da Madeira

Da Redação
Com Lusa

O busto do futebolista Cristiano Ronaldo da autoria do escultor Emanuel Santos, que se encontrava no Aeroporto Internacional da Madeira, foi substituído por outro na passada semana, sem que tenha sido emitida qualquer informação oficial sobre a mudança.

A substituição só dia 17 começou a ser noticiada na imprensa local. O diretor do Aeroporto da Madeira, Duarte Ferreira, explicou à agência Lusa que a operação decorreu de quinta para sexta-feira e foi executada a pedido do Museu CR7, que é gerido por familiares de Cristiano Ronaldo.

O responsável indicou que a nova peça em bronze é da autoria de um escultor espanhol, sendo que a original fica na posse da administração do aeroporto.

A agência Lusa tentou contactar o autor do primeiro busto, um autodidata natural da Madeira, o que não foi possível até ao final da tarde.

O busto original foi descerrado em 29 de março de 2017, aquando da renomeação do Aeroporto Internacional da Madeira, situado no concelho de Santa Cruz, que passou a designar-se Aeroporto Cristiano Ronaldo, em homenagem ao atleta madeirense, numa cerimônia onde estiveram o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa.

A peça gerou, na altura, uma grande polêmica, por muitos considerarem que não retratava de forma fiel o jogador do Real Madrid e capitão da seleção portuguesa de futebol.

Patrimônio

Mais tarde, a direção dos Aeroportos da Madeira afirmou à Lusa que o busto retirado e substituído por outra peça escultórica faz parte do seu patrimônio e está a ser equacionado o seu destino. “O referido busto foi adquirido pela ANA – Aeroportos de Portugal, no âmbito do investimento feito em torno do referido evento [atribuição do nome do futebolista ao Aeroporto da Madeira], ficando a fazer parte do seu patrimônio”, diz a direção da empresa num comunicado.

A ANA – Aeroportos da Madeira adianta que “logo após a cerimônia, a entidade responsável pela gestão da imagem de Cristiano Ronaldo, manifestou interesse em que a referida peça fosse removida ou substituída, o que, entretanto, ainda não se havia concretizado”.

Também informa que “recentemente, o responsável pelo Museu CR7 [irmão de Cristiano Ronaldo] informou o Aeroporto da Madeira da sua vontade de que o busto de autoria de Emanuel Santos fosse substituído por outra peça escultórica, que “já havia sido adquirida pelo museu” e que “já se encontrava na Madeira”.

“A direção dos Aeroportos da Madeira, deu o seu acordo e submeteu o assunto à Comissão Executiva da empresa”, pode ler-se no comunicado.

A ANA aponta que foram equacionadas “as questões técnicas”, designadamente a “adequação do pedestal à nova peça”.

A direção acrescenta que a substituição da escultura aconteceu na “noite de 14 para 15 de junho” depois de não haver “tráfego de passageiros, dado que a mesma está localizada numa zona pública de intensa circulação de pessoas”.

Também sublinha que a “substituição foi efetuada com meios humanos e recursos técnicos dos Aeroportos da Madeira”.

A empresa conclui que o busto inicial vai manter-se “na posse da ANA, SA, que equacionará o seu destino, na salvaguarda do seu patrimônio, e no respeito que é devido à obra e ao seu autor”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: