SP: Peça teatral conscientiza sobre a importância da água

 

Da Redação Mundo Lusíada

Reprodução

O Após duas temporadas contando a história da poetisa portuguesa Florbela Espanca, em São Paulo, o ator João Ângelo apresenta agora a peça "QUEM ANDA DE CRAVO INCARNADO CORRE O RISCO SÃO FRANCISCO". Na peça monóloga, é abordado o meio ambiente e a hidrocidadania.

O autor Chico Canindé deixa claro neste projeto a necessidade da ética em defesa das águas e a importância dos direito civis pela consciência política e ecológica, no valor universal da preservação do ambiente como um todo, que sustenta a vida pelo despertar do hidrosocial. Segundo ele, a hidrosolidariedade, é um dos pontos de partida na busca pelos direitos da existência das espécies.

"Os direitos políticos sociais estão presentes no folclore, na história e na geografia traçada pelos cursos dos rios sociais. Pelas águas caminheiras de estradar certos e navegantes resolutos na ânsia da chegada no sacrifício da navegança. E no respeito às outras formas de vidas diferentes. Como uma escritura sagrada cada interpretação nos revela uma verdade, com suas metáforas, tendo o seu ponto forte a esperança da nossa responsabilidade hídrica" defende o ator João Ângelo.

Ângelo interpreta o "poeta das águas", criador da expressão Corram o Risco São Francisco, Ande de Cravo Incarnado, e questiona a responsabilidade social de cada um, condenando a morte dos rios que afeta todos os outros elementos.

Durante a peça, o personagem Poeta ainda interage com o público nas cantigas regionais, fazendo do teatro uma maneira dinâmica de conscientização ecológica. "A participação do público nos fornece uma nova maneira de interagir com os elementos do enredo dramático e discutir o óbvio na questão ambiental de forma mais próxima possível" diz Ângelo. Florbela Espanca O projeto anterior do ator, a vida e obra da poetisa Portuguesa "Florbela Espanca", também trouxe grandes realizações para João Ângelo. Vivendo o pai da poetisa (João Espanca), ele trabalhou no projeto do autor Alcides Nogueira, e direção de Fábio Rene, por duas temporadas em São Paulo. Recentemente, a peça teatral deu início a uma obra cinematográfica da mesma história.

O curta-metragem "Europa", com direção de Marco Antonio Machado, foi produzido em 24 horas, entre as 4h e 4h da manhã do dia 17 de abril de 2006. A gravação aconteceu na Casa Grande em São Roque (patrimônio tombado em 1645), o mesmo cenário da minissérie global "Quinto dos Infernos". Saiba mais sobre o filme no site www.cooperfilme.com.br

"QUEM ANDA DE CRAVO INCARNADO CORRE O RISCO SÃO FRANCISCO" Direção e cenografia: Chico Canindé Local: Sindicato dos Engenheiros de São Paulo Organização: AVEPEMA (Associação do Verde e Proteção do Meio Ambiente)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: