Setembro começa com termômetros perto dos 40 graus em Portugal

Da Redação
Com Lusa

O Outono começa no domingo com temperaturas acima dos 30ºC. Os termômetros poderão rondar os 40º nas regiões da Beira Baixa, Alentejo e Vale do Tejo, segundo Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O equinócio de Outono ocorre às 2h54 de 23 de Setembro, dando início a uma nova estação que se prolongará até às 22h23 de 21 Dezembro, quando começa o Inverno.

Para já, o Outono vai começar com temperaturas bastante elevadas para esta altura do ano, segundo o meteorologista Ricardo Tavares.

“Para os próximos dias vai haver alguma alteração. Vamos ter uma subida de temperatura já no sábado, com algum significado, entre 2º a 4º das máximas, o que já levou o IPMA a emitir aviso amarelo de tempo quente”, disse. Este aviso amarelo para sábado e domingo aplica-se aos distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Beja.

“Estes distritos já têm aviso amarelo e é provável que, à medida que nos aproximamos do fim-de-semana, o IPMA os estenda a mais distritos. No domingo e na segunda-feira vamos ter novas subidas da temperatura máxima”, indicou. De acordo com Ricardo Tavares, as temperaturas vão subir até segunda-feira e a partir de terça-feira começam a descer gradualmente.

“Segunda-feira prevê-se que seja o dia mais quente com máximas a aproximarem-se dos 40º no interior do Alentejo, Vale do Tejo e na Beira Baixa [entre os 35º e os 40º]. De resto em todo o território vão estar valores acima dos 30º. Uma situação de tempo quente nesta altura do ano”, disse.

Ricardo Tavares explicou que “esta não é uma situação anormal”, mas as temperaturas “estão bastante acima da média para esta altura do ano”.

Risco de incêndio

17 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e Guarda apresentam risco máximo de incêndio, nesta sexta-feira segundo o IPMA.

Em risco máximo estão concelhos Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Proença-a-Nova (Castelo Branco), Gavião (Portalegre), Abrantes, Mação e Sardoal (Santarém), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo, em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até final da manhã, nebulosidade que irá persistir em alguns locais da faixa costeira.

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade no interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta também para vento fraco, soprando fraco a moderado do quadrante leste no Algarve até final da manhã e de noroeste no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas durante a tarde.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do Cabo Raso e pequena subida da temperatura máxima, em especial no litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Braga) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 21 (no Porto e em Viana do Castelo) e os 37 (em Évora e Castelo Branco).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend