Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal aumenta atendimento

Da Redação
Com Lusa

A partir dessa semana, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) alargou o serviço telefônico de informações e agendamentos para os estrangeiros tratarem de vistos ou autorizações de residência e aumentou o número de vagas diárias para atendimento presencial.

Em nota, o SEF adianta que o Centro de Contato passa a ter, a partir de segunda-feira, um horário alargado em mais de três horas e meia, passando a funcionar das 8h às 20h, o dobro dos funcionários e um atendimento disponível em 22 línguas.

Segundo o SEF, o Centro de Contato “tinha vindo a sofrer uma redução de meios humanos que, agora, é colmatada com a entrada de novos colaboradores”, passando a contar com 50 funcionários.

O canal telefônico para informações e agendamentos passa a assegurar um atendimento em Português, Alemão, Amharic (língua da Etiópia), Árabe, Cazaque, Crioulo de Cabo Verde, Crioulo de São Tomé e Príncipe, Espanhol, Francês, Georgiano, Hindi, Húngaro, Inglês, Nepali, Persa, Romeno, Russo, Tigre (língua falada no nordeste de África), Turco, Ucraniano e Uzbeque.

O SEF frisa que este reforço no centro de contato representa “uma aposta na melhoria do atendimento ao público e na celeridade da instrução processual”. O centro é um serviço de atendimento telefônico (números 808 202 653 e 808 962 69) destinado a informações e agendamentos para deslocação ao SEF por parte de estrangeiros residentes em Portugal.

De acordo com a nota, o serviço vê assim “a capacidade de resposta aumentada, acompanhando as melhorias realizadas nos canais digitais, ao longo deste ano, com a disponibilização do novo portal do SEF e com o melhoramento do portal de informação ao imigrante, bem como com a entrada em funcionamento do novo sistema de agendamentos online, através do registro na área pessoal do portal do SEF”.

O serviço de segurança indica igualmente que “a melhoria do atendimento ao público é uma matéria prioritária, pelo que tem havido um esforço continuado de redução dos prazos para atendimento dos cidadãos nos seus balcões”.

O SEF tem também a partir de agora um novo sistema de gestão de agendamentos, com a disponibilização de um total de mais de 1.800 vagas diárias para atendimento presencial em todos os balcões de Portugal, para o tratamento dos diferentes assuntos por parte dos estrangeiros.

Além do aumento do número de vagas em todos os balcões, o SEF avança que fez uma reorganização dos recursos humanos, disponibilizando um total de 124 funcionários para atendimento a nível nacional.

Desde junho que o SEF descentralizou os atendimentos para todos os balcões, permitindo aos estrangeiros residentes em Portugal marcarem uma deslocação a um balcão de atendimento em qualquer ponto do país. O SEF indica ainda que aguarda o lançamento de um concurso para 116 novos elementos para a carreira não policial.

Em 2017 residiam em Portugal 421.711 estrangeiros, tendo o número de imigrantes aumentado em 2017 pelo segundo ano consecutivo e ultrapassado os 400 mil — valor que já não se registrava desde 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend