Seixas: Foram os melhores quatro anos da minha vida

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Embaixador Seixas da Costa na Casa de Portugal de São Paulo

Durante a solenidade, o embaixador Francisco Seixas da Costa agradeceu pela receptividade e pela homenagem. Agradeceu também ao Jornal Mundo Lusíada referindo-se ao trabalho desenvolvido pelo veículo como “laborioso, difícil, complexo, mas um trabalho de grande dignidade, grande respeito, relativo ao qual como embaixador de Portugal só tenho que agradecer a atenção e o cuidado com a divulgação com a nossa ação” disse em seu discurso, ao público presente na Casa de Portugal de São Paulo.

O diplomata revelou a todos que os quatro anos vividos no Brasil foram os melhores anos da sua vida, e explicou que a experiência diplomática no Brasil, para além de extremamente enriquecedora no plano profissional (político, econômico e cultural), teve uma dimensão humana e afetiva que ultrapassou as suas melhores expectativas.

Segundo ele, o Brasil é um referencial para a economia mundial, porque é um caso de um país atípico no quadro dos emergentes. Dotado nos últimos anos de sólidas e rigorosas políticas macro-econômicas, “o Brasil mostra ao mundo como é possível compatibilizar uma sociedade em curso de equilíbrios de rendimento com um modelo econômico de mercado com nichos de grande excelência. Tudo isto, assinale-se, num ambiente de grande liberdade e sem tensões étnicas”, disse.

Outro destaque de sua gestão frente à Embaixada foi de ter visitado nada menos que 23 estados brasileiros. Ao Mundo Lusíada, Seixas da Costa disse como vê a diversidade política, econômica, cultural do país que conheceu tão amplamente. “É muito interessante perceber que o Brasil – e acho que a matriz portuguesa tem muito a ver com isto – tem uma imensa unidade na sua grande diversidade. O brasileiro é muito cioso e orgulhoso das dimensões regionais que marcam as suas sociedades e culturas, mas, ao mesmo tempo, tem um grande sentido comum de brasilidade, um otimismo e uma esperança no futuro que são a sua grande riqueza como povo”.

Seixas da Costa defende que o país é o futuro da língua portuguesa. Segundo ele, pela óbvia razão que aqui se concentra a esmagadora maioria dos falantes do português e pelo fato de uma língua só poder ter expressão a nível global desde que impulsionada por um grande país.

A comunidade luso-brasileira também foi motivo de comentário do diplomata dizendo que a mesma “só pode crescer”. Segundo ele, o que quis dizer é que a comunidade portuguesa, enquanto tal, tem como seu destino marcado a dissolução na sociedade brasileira, tornando-se, por essa via, luso-brasileira. “Além disso, a presença de uma importante comunidade brasileira em Portugal vai contribuir, a prazo, para uma ‘nova comunidade luso-brasileira’, desta vez construída em torno das ligações familiares entre esses brasileiros em Portugal e os portugueses”, referiu.

E Seixas da Costa não deixou por menos quando disse aos presentes que "a melhor maneira de ser português no Brasil é ser um leal brasileiro". O melhor e mais importante símbolo da integração dos portugueses no Brasil, explicou, “é o fato, que tenho testemunhado freqüentemente, deles cantarem sucessivamente os hinos português e brasileiro. É óbvio para mim que não é incompatível, e quantos países podem gabar-se do mesmo? Ser-se português e brasileiro, ao mesmo tempo”.

A partir de janeiro de 2009, Seixas da Costa passa a representar o Governo de Portugal em Paris. Ao Mundo Lusíada falou que se trata de uma comunidade muito mais jovem que a brasileira. “Interessa-me muito perceber o modo como as suas segunda e terceira gerações se estão a integrar, o que me dizem ser um fenômeno muito interessante”.

Por fim, defendendo uma “maior freqüência de brasileiros em Portugal, o embaixador disse querer ver mais turistas, mais homens de negócios e figuras da cultura brasileira em Portugal. “Não falta nada, não vale a pena andarmos sempre, como os policiais, à procura de culpados…”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend