São Paulo recebe a primeira feira de empreendedorismo imigrante

Da Redação

A região central da cidade recebe nos dias 26 e 27 de setembro, das 10h às 19h, a 1ª Feira de Empreendedorismo Imigrante da Prefeitura de São Paulo. O evento, que será realizado no Pateo do Collegio, tem como objetivo incentivar a empregabilidade e a geração de renda do público imigrante por meio do empreendedorismo.

Durante os dois dias de evento, as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e de Direito Humanos e Cidadania oferecem aos imigrantes diversos serviços como orientações e formalização de negócios.

O evento contará com exposição e comercialização de produtos artesanais de participantes do Mãos e Mentes Paulistanas, programa que tem como objetivo a melhoria da atividade econômica e social de artesãos e manualistas, além de estimular a inclusão produtiva, acesso a mercado e o desenvolvimento econômico local.

“A pedido do prefeito Bruno Covas, estamos integrando as ações de duas Secretarias para realizar o apoio e o atendimento ao público imigrante e refugiado”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “Nestes dois dias de evento, nossas equipes irão tirar dúvidas, auxiliar e poderão formalizar todos os imigrantes que desejam empreender de forma legal na capital” complementa.

A equipe técnica do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo fará a formalização dos empreendedores imigrantes como MEI – Microempreendedor Individual. Para se formalizar, o interessado deve apresentar CPF, documento de identificação (RG, CNH, RNE – Registro Nacional de Estrangeiros, RNM – Registro Nacional Migratório, protocolo com número provisório ou passaporte), comprovante de endereço e número do recibo da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (dois últimos anos).

A equipe técnica da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento também estará no local ofertando orientações sobre capacitação para o empreendedor. Os imigrantes que já atuam ou querem atuar com artesanato e manualidades poderão receber orientações sobre como fazer parte do Programa Mãos e Mentes Paulistanas e participar dos futuros eventos promovidos pela Prefeitura de São Paulo.

O CRAI – Centro de referência e Atendimento para Imigrante, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, marca presença no evento oferecendo orientação sobre regularização e acesso a direitos e serviços públicos.

As atrações artísticas e musicais ficam por conta do Kollasuyu Maya, de tradição boliviana; Sarau dos Imigrantes e Salam Al Sayyed, com músicas oriundas da Palestina.

O Observatório da Gastronomia também estará presente com a seleção de diversas barracas de comida de rua, celebrando a culinária estrangeira no Brasil.

Programação:

26/09

13h às 14h – Kollasuyu Maya

16h às 17:30 – Sarau dos Imigrantes

18 às 18:40 – Salam Al Sayyed

27/09

13h às 14h – Kollasuyu Maya

16h30 às 17h30 – Salam Al Sayyed + Tambor Derbak

17h45 às 19h – Sarau dos Imigrantes

Serviço

Feira de Empreendedorismo Imigrante

Data: 26 e 27 de setembro

Horário: 10h às 19h

Local: Pateo do Collegio – São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend