Santos tem maior participação e elege Lista C

Mundo Lusíada

No domingo, 27 de abril, os portugueses residentes no Brasil participaram das eleições para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP). Nove listas, integrando 42 candidatos, disputaram as eleições que garantiam oito lugares de membros efetivos e suplentes para o Brasil, nos círculos Brasília/Belém, Rio de Janeiro/Belo Horizonte, Recife/Salvador/Fortaleza e São Paulo/Curitiba/Porto Alegre. Ao todo, foram 4.604 votos no Brasil.

Após reunião, a Mesa de Apuramento Final da Embaixada de Portugal em Brasília, divulgou o resultado para o círculo eleitoral São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, dando a vitória para a Lista C, sendo eleitos José Duarte Alves, Vasco Frias Monteiro, e Juliana dos Santos Lopes, num total de 1.078 votos. A chapa C foi eleita com 951 de Santos, 53 de São Paulo, 57 do Rio Grande do Sul e 17 do Paraná. Para José Duarte, a votação expressiva é uma demonstração de civismo: "Temos de agradecer a presença dos eleitores que compareceram e às pessoas que votaram na nossa chapa".

A lista B obteve 83 votos, enquanto a lista I, 294. Já antes da formalização do anúncio oficial, os integrantes da Lista I de São Paulo, divulgaram mensagem acreditando que a “expressiva votação verificada em Santos” daria vitória à Lista C.

No país, a participação mais expressiva desta eleição ficou a cargo dos votantes na lista C em Santos, seguida da lista E com 855 votos, e lista A com 810 votos, no círculo Rio e Belo Horizonte, elegendo Antonio de Almeida Cardão, Alcides Martins e Ângelo Leite Horto.

Já com intuito de garantir uma votação mais expressiva nestas eleições, a Embaixada de Portugal em Brasília adiou a anterior data do feriado nacional de 21 de abril, para o domingo seguinte. Segundo o órgão, uma ampla divulgação das eleições junto aos meios de comunicação da comunidade e associações luso-brasileiras, também tentou assegurar o maior número possível de votantes. O Embaixador de Portugal também emitiu uma mensagem sublinhando a importância da participação, mensagem a qual foi publicada no site do Mundo Lusíada.

Criado em 1996, o Conselho das Comunidades Portuguesas é um órgão consultivo do Governo para emigração, além de representar os portugueses no estrangeiro. É formado por 63 membros eleitos e 10 membros designados.

Confira a listagem completa:

1- CÍRCULO ELEITORAL BRASIL/BELÉM DO PARÁ TOTAL DE VOTOS OBTIDOS POR CADA LISTA LISTA D – 421 LISTA H – 681 ELEITO: JOSÉ DOS SANTOS VAZ PISCO (LISTA H) 2- CÍRCULO ELEITORAL SÃO PAULO/CURITIBA/PORTO ALEGRE TOTAL DE VOTOS OBTIDOS POR CADA LISTA LISTA B – 83 LISTA C – 1078 LISTA I – 294 ELEITOS: JOSÉ DUARTE ALVES (LISTA C) VASCO FRIAS MONTEIRO (LISTA C) JULIANA DOS SANTOS LOPES (LISTA C)

3- CÍRCULO ELEITORAL RECIFE/SALVADOR/FORTALEZA TOTAL DE VOTOS OBTIDOS POR CADA LISTA

LISTA F – 302 ELEITO: JOSÉ MIRANDA REIS DE MELO (LISTA F) 4- CÍRCULO ELEITORAL RIO DE JANEIRO/BELO HORIZONTE

TOTAL DE VOTOS OBTIDOS POR CADA LISTA LISTA A – 810 LISTA E – 855 LISTA G – 80

ELEITOS: ANTÓNIO DE ALMEIDA CARDÃO (LISTA E) ALCIDES MARTINS (LISTA A) ÂNGELO LEITE HORTO (LISTA E)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend