Santos recebe a visita do “Navio Escola Sagres”

 

Odair Sene | Mundo Lusíada

Por ocasião da visita do Navio Escola Sagres ao Porto de Santos, no último 09 de agosto, aconteceu uma recepção a bordo do navio, a convite do comandante José Luis do Vale Matos. Estiveram presentes diversas personalidades da comunidade portuguesa da Baixada Santista e de São Paulo, entre outras presenças, do cônsul de Portugal em Santos, Fernando de Gouveia Araújo, e da apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo.

Mundo Lusíada

O comandante Jose Luis do Vale Matos, o presidente da Casa de Portugal Praia Grande (CPPG), Reinaldo Gomes da Silva, o presidente do Conselho da CPPG, Vasco Frias Monteiro, o conselheiro do CCP, Antonio de Oliveira Lopes, apresentadora Ana Maria Braga e seu marido Marcelo Frisoni.

A viagem desenvolvida pelo navio da Marinha Portuguesa é uma jornada de instrução dos cadetes da Escola Naval, com início em 9 de julho, em Lisboa. A informação é do comandante Jose Luis do Vale Matos, que falou ao Mundo Lusíada sobre as freqüentes viagens do famoso navio português. “Exatamente a minha primeira viagem de instrução como cadete da Escola Naval foi há 27 anos, em 1980, neste navio, e foi também ao Brasil: Santos, Bahia, Recife e Rio de Janeiro. Portanto, a vinda da Sagres ao Brasil é feita com alguma regularidade, sendo que esta é a sexta vez que Sagres vai a Santos”.

Em suas paradas, a embarcação da Marinha Portuguesa também é ponto de referência e encontro das comunidades portuguesas radicadas nos locais por onde passam. Dentre eles, porém, Santos é um dos principais locais que reúne uma forte representatividade portuguesa, segundo Matos. “A Sagres é um elemento de união e aproximação das comunidades portuguesas pelo sítio onde passa, e por isso também contamos em encontrar comunidade portuguesa quer na Argentina, quer no Uruguai, embora sabendo que não tem a expressão, em termos de quantidade, que tem por exemplo aqui em Santos”.

Para o comandante, um dos acontecimentos mais marcantes no Brasil, que o deixou “sensibilizado”, foi a chegada ao Porto de Santos. “Quando fui apresentar cumprimentos ao Batalhão da Polícia Militar de Santos, vi na parada cerca de 200 policiais, formados, com banda, a cantar o Hino Nacional português. Foi um gesto que me tocou profundamente e que não vou esquecer”.

O comandante e toda tripulação do Navio Escola Sagres – um total de 196 pessoas – estiveram em Cabo Verde, passaram por Recife, Santos, e seguem viagem para Buenos Aires e Montevidéu, no Uruguai, antes de retornar ao Rio de Janeiro.

O motivo da parada será a participação das comemorações do bicentenário do nascimento do patrono da Marinha Brasileira, Almirante Tamandaré. Na seqüência, o navio Sagres segue viagem de volta à Lisboa via Canárias, com chegada prevista para o dia 16 de outubro. Dos tripulantes a bordo, 46 são cadetes em instrução da Escola Naval do 2º ano, sendo um deles angolano. Já as mulheres somam sete a bordo do navio.

Deixe uma resposta