Santos comemora 464 anos de fundação

Segunda – feira | 08 FEV 10

Carnaval 2010: Portugal exaltado no Sambódromo

Mundo Lusíada

Mundo Lusíada

>> Diretores e artistas no Sambódromo.

O Jornal Mundo Lusíada acompanhou o último ensaio técnico da escola de samba X9 Paulistana, no Sambódromo, na noite de sábado, 07 de fevereiro. A escola, que este ano traz como tema os 100 anos da República Portuguesa, 101 anos de Carmem Miranda, 35 anos da Revolução dos Cravos e 35 anos da X9, contou com todos os participantes do desfile para este ano, entre eles o cantor Roberto Leal e integrantes de grupos folclóricos de São Paulo.

Durante o desfile da escola, Roberto Leal surge na segunda alegoria, representando a herança do Brasil pela língua portuguesa. “Mais importante do que descobrir é amar o que foi descoberto. Acho que isso tudo deixa claro que já se venceram cóleras, mágoas, preconceitos. Eu fico muito feliz em participar desta festa, porque a minha vida inteira foi unir Brasil e Portugal” falou o cantor ao Mundo Lusíada.

Já a comunidade portuguesa está inserida em todo o desfile, de acordo com o carnavalesco Rodrigo Cadete. “Nós temos uma ala que fala dos trajes típicos, das danças, mas temos a comunidade portuguesa vindo em todos os setores da escola” afirma.

Segundo o diretor da Portuguesa, Candido Ferreira Alves, coordenador da participação de integrantes da comunidade portuguesa no desfile, cerca de 130 pessoas, de praticamente todos os grupos folclóricos de São Paulo, estão participando do desfile. Eles entram na avenida com os trajes variados dos seus grupos folclóricos, para compor o desfile da X9.

De acordo com o carnavalesco, o brasileiro conhece pouco sobre a história e relação Brasil-Portugal, e a avenida é um “cenário perfeito” para contar essa história. “As pessoas tem um estigma e uma visão muito estereotipada na relação Brasil-Portugal. E as pessoas têm que entender, o Brasil é um país multicultural e multiétnico mas a matriz é portuguesa. Nós temos Portugal no coração, na nossa vivência e nosso dia-a-dia, é isso que vamos mostrar na avenida” garante Rodrigo Cadete.

O presidente José Gaspar, descendente de portugueses da região de Trás-os-Montes, afirmou ao Mundo Lusíada que a maioria dos fundadores da escola são de descendência lusa, e que todos “abraçaram a idéia” para este enredo 2010.

Dentre os participantes do desfile, estarão presentes ainda alguns jogadores da Lusa, e o presidente da Portuguesa de Desportos, Manuel da Lupa, além de Rita Cadilac representando a Rainha D. Maria I, a Louca.

Confira a reportagem completa na próxima edição do Mundo Lusíada.

Samba Enredo 2010 X-9 Paulistana

Veio D´além Mar… E ancorou, em lindas terras Paraíso de belezas naturais Jardim das Delicias, de tantas riquezas O Ttupi ele encontrou E difundiu, novas culturas A miscigenação então surgiu Salve a Pátria mãe gentil! Poetas, escritores, trovadores, eternizaram Um vasto dialeto que jamais se viu A língua mater do nosso Brasil

Vem dançar, extravasar No balance da nossa musicalidade No futebol, a mesma paixão Num só coração

A fé, a devoção, em procissão… Ave Maria A religião traz comoção… Nas romarias Vem desta crença, a proteção Pra nossa escola, sambar feliz!! Um centenário de histórias E heranças deixadas, em nosso país Ao som do fado com a minha bateria São 35 anos de alegria!!

Ora Pois, quem vem aí É A X-9 com certeza!! Valente, guerreira, Luso Brasileira Canta a Herança Portuguesa

Deixe uma resposta