Santas Casas se reúnem e reforçam pleitos durante fórum em São Paulo

Da Redação

No próximo dia 18, representantes de hospitais filantrópicos do Estado de São Paulo se reunirão no 2º Fórum Somos SUStentáveis, no Centro de Convenções Rebouças, para mostrarem a necessidade de ampliação do programa estadual Santas Casas Sustentáveis, que traz auxílio financeiro às instituições.

A eficiência da iniciativa será evidenciada em apresentações de hospitais que integram a ação e que, por meio dela, conseguiram aprimorar o atendimento à população, mesmo com as dificuldades econômicas do setor. São esperadas 600 pessoas, entre provedores, presidentes, diretores, administradores e gerentes hospitalares, coordenadores de área, além de autoridades de governo, como o secretário de Saúde do Estado, José Henrique Germann Ferreira.

O Fórum é realizado pela Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo), que tem atuado intensamente junto ao Legislativo e Executivo estadual, em pleito pela atualização dos valores do Programa Santas Casas Sustentáveis e para que a iniciativa contemple novos hospitais, principalmente os de menor porte, que sofrem ainda mais com a falta de recursos. Para isso, pedem o acréscimo de 0,6% ao orçamento destinado à Saúde em 2020, para encaminhamento exclusivo à ação.

No Estado de São Paulo, das 612 instituições que prestam serviço ao SUS (Sistema Único de Saúde), 362 são filantrópicas, segundo o DataSUS. Ou seja, quase 60% do atendimento público depende dessas entidades, sendo que há municípios onde a assistência hospitalar é realizada exclusivamente por essas unidades. Apesar da magnitude do serviço prestado, a tabela SUS não é reajustada há mais de 15 anos, colocando em risco a continuidade do trabalho das entidades.

Durante o evento, cases de hospitais inclusos no programa estarão expostos em banners, mostrando o antes e depois da integração à iniciativa. Ao final, três serão escolhidos e premiados com troféu, em reconhecimento ao resultado conquistado. As experiências apresentadas serão nas categorias Sustentabilidade, Qualificação da Gestão e Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente.

“Nós, gestores das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, temos a obrigação de tornar público os bons resultados dessa iniciativa governamental, bem sucedida em meio a tantas más notícias nessa área e, através desse êxito, mostrar o quão importante o programa é para o setor e a necessidade de que ele atinja mais unidades”, fala o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

Instituído em 2014, o programa paulista Santas Casas Sustentáveis classifica as instituições filantrópicas em três perfis: hospitais estruturantes, estratégicos e de apoio, para receberem respectivamente 70%, 40% e 10% a mais do que já recebem do SUS. Para permanecer credenciada e receber o aditivo, a unidade participante deve cumprir metas de atendimento.

A Fehosp tem pleiteado a inclusão da categoria “Essenciais”, que são os hospitais de menor porte e em que, muitas vezes, cogita-se o encerramento das atividades, em razão das dificuldades financeiras, mas que são a única opção de assistência à população local.

Serviço

2º Fórum Somos SUStentáveis

Data: 18 de novembro (segunda-feira)

Horário: das 9h às 17h

Local: Centro de Convenções Rebouças (Avenida Rebouças, 600, Pinheiros)

Programação:

8h30 – Abertura com o Diretor presidente da Fehosp, Edson Rogatti.

9h às 10h – Palestra “A saúde tem cura”, com o superintendente do IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), Wilson Pollara.

10h30 – Palestra “Desempenho dos hospitais SUStentáveis: pontos que avançaram e a expectativa de outras melhorias”, com o coordenador de Regiões de Saúde do Estado de São Paulo, Osmar Mikio Moriwaki.

11h30 às 12h30 – Palestra “Os desafios dos Indicadores”, com a coordenadora do grupo técnico da regulação da Secretaria de Estado da Saúde, Sônia Aparecida Alves.

13h30 – Cases Qualidade da Gestão

14h30 – Cases Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente

15h30 – Cases Sustentabilidade

16h30 – Premiação e encerramento com a participação de autoridades

Mais informações em http://eventosfehosp.com.br/sustentaveis/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend