Rock in Rio08: A vitória da ação social

Ígor LopesDe Lisboa, para Mundo Lusíada

Ígor Lopes/Mundo Lusíada

>> Doação ao Serviço Social do Festival Rock in Rio-Lisboa 2008

No mundo do espetáculo há muita música, cor, alegria e também muita boa vontade. Por essa e por outras razões, o Rock In Rio consegue entrar no hall dos festivais mais carismáticos do mundo, tendo em conta as suas preocupações com o meio que nos rodeia.

Nesta terceira edição do festival, foram arrecadados mais de 562 mil euros, dos quais 273 mil advêm da porcentagem das receitas de bilheteria, 200 mil são a verba entregue pela empresa portuguesa BP e os jornais Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Oitenta mil euros provêm da empresa Lobosolar e 9.500 mil euros são disponibilizados pela empresa LG. Entretanto, o principal patrocinador do evento é o banco Millennium BCP.

O total destas verbas vai financiar o concurso “Rock In Rio Escola Solar”, com a compra e instalação de 400 painéis fotovoltaicos, que serão uma fonte de receitas para o movimento SIC Esperança, que aplicará a verba em projetos de solidariedade social ao longo de até 20 anos, através da venda de energia à rede pública.

Para Roberta Medina, vice-presidente executiva do festival, a importância deste tipo de evento é a conscientização do público em geral para as questões relacionadas com a melhoria do meio ambiente. “O importante é que haja uma mudança de atitude”, frisa.A responsável adianta ainda que o grande desafio é “passar a mensagem à população sobre a importância da eficiência energética”.

A SIC Esperança, instituição de solidariedade criada pela SIC televisão oficial, tem sido o parceiro social do Projeto Social do Rock In Rio desde a sua primeira edição, tendo a responsabilidade de selecionar, juntamente com a organização do festival, as instituições portuguesas que irão receber as verbas recolhidas através da venda da energia produzida pelos painéis à rede, assegurando a sua correta implementação. Também a empresa Lobosolar assume-se como parceira do “Rock in Rio Escola Solar”, garantindo a instalação e manutenção dos 400 painéis fotovoltaicos nas 20 escolas vencedoras do concurso, bem como do micro-sistema fotovoltaico ligado à rede. A Lobosolar tem como missão divulgar as energias renováveis dando especial ênfase à tecnologia fotovoltaica.

O “Rock in Rio Escola Solar” é uma oportunidade única para a divulgação desta tecnologia, tendo em conta o caráter pedagógico e social deste concurso.

De acordo com a sua organização, o Rock in Rio Lisboa é “muito mais do que um espetáculo de música. É, acima de tudo, um evento catalisador de emoções e um mobilizador social”.O prazer de plantarEm prol de um mundo melhor, foi criado o Bosque dos Artistas, onde serão plantadas árvores que são apadrinhadas por alguns músicos que atuaram no Rock In Rio 2008. Até agora, um total de 29 árvores foram já apadrinhadas.

Depois de três edições, o Rock in Rio Lisboa volta ao Parque da Bela Vista em 2010.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend