Publicação apresenta trabalhos do Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa

Da Redação

No próximo sábado, a revista Trieb será lançada no Rio de Janeiro com trabalhos apresentados no I Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa.

São 38 artigos, entre os quais estão textos de José Eduardo Agualusa (Angola), Filinto Elísio (Cabo Verde), José Gil (Portugal), Marcia Souto (Portugal), Joana Ruas (Portugal) e os brasileiros Daniel Delouya, Miguel Calmon, Aloysio d´Abreu, Karlos Mesquita, José Noronha, Roosevelt Cassorla, Ney Marinho, entre outros.

A nova edição da revista, uma publicação semestral da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), é dedicada ao I Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa, realizado em Lisboa, em 2016.

Com o título ‘O mar como fronteira, a língua como ponte’, a publicação reúne 38 trabalhos de participantes de toda a CPLP e de Macau e estará à venda pela internet para o Brasil e exterior. Os textos discursam sobre o tema do evento: Violência, Memória e Identidade.

O congresso teve como objetivo partilhar experiências e saberes, construir conhecimento e estreitar os laços que unem a comunidade lusófona. “No contexto do atual cenário mundial, pretendeu ser um espaço de debate e questionamento sobre o caráter e a amplitude da violência nos âmbitos intrapsíquico, interpessoal e social”, ressalta em um dos editoriais Luísa Branco Vicente, presidente da Comissão Organizadora Portuguesa.

Psicanalistas, psicólogos, psiquiatras e estudantes da área da saúde mental, escritores, cientistas e outros estudiosos se propuseram a refletir sobre o lugar ocupado pelo indivíduo e pelo grupo social no cenário atual compartilhando ideias e vivências.

O Presidente da Comissão Organizadora Brasileira, Ney Marinho assinala em seu editorial que “a multidisciplinaridade, a diversidade cultural, a horizontalidade impeditiva de qualquer hierarquização do saber garantiram a vivacidade de uma reflexão teórica original”. Ressalta ainda que, possivelmente, pela primeira vez ouviu “um debate psicanalítico que articulava e se movia da cultura à clínica, à teoria, às artes, à história, sem outra preocupação que a de alimentar o diálogo entre diversas experiências”.

Uma mesa-redonda acontece no lançamento da revista reunindo oito profissionais com trabalhos na publicação e será realizada em teleconferência com Lisboa e Cabo Verde, que sediará o próximo congresso, com o tema ‘Rotas da Escravidão’, marcada para 15 a 17 de novembro de 2018.

O Congresso de Psicanálise de Língua Portuguesa é uma iniciativa da Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi) e da Sociedade Portuguesa de Psicanálise (SPP), com apoio da SBPRJ, da Federação Latino-americana da Psicanálise (Fepal) e com patrocínio da Associação Internacional de Psicanálise (IPA) e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa.

A edição será vendida por R$ 40 pelo site http://www.sbprj.org.br/livraria-trieb e na secretaria da SBPRJ.

Serviço
Lançamento da revista Trieb com mesa-redonda
Quando: 19 Maio – às 09h
Onde: SBPRJ – Rua David Campista, 80, Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Inscrições para o lançamento – (21) 2537-1333 e 2537-1115 ou e-mail [email protected]

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: