Projetos inovadores de turismo ganham prêmio da ONU, portugueses ficam em 2º

Projeto português que enaltece os céus alentejanos conquista 2º lugar nos prêmios Ulysses para a Inovação e Excelência.

 

Da Redação
Com agencias

ONUTurismo_PremioUlysses2013A Organização Mundial do Turismo, OMT, entregou, em Madri, o Prêmio Ulysses 2013 de Ciência e Inovação no setor. A distinção reconhece a criação e a disseminação de projetos de turismo.

Na categoria “Inovação nos Negócios”, a agência da ONU premiou o projeto Arromanches 1944, da França, que é um aplicativo para celulares que “transporta” o usuário para a Normandia da 2ª Guerra Mundial.

Uma entidade da Malásia venceu o prêmio Ulysses para Inovação em Organizações Não-Governamentais, com um programa de ecoturismo com foco na responsabilidade social.

Uma iniciativa de Portugal, a “Dark Sky Alqueva” concorreu nesta mesma categoria e ficou em 2º lugar. Antes da entrega do prêmio, a criadora da rota de turismo para observações astronômicas, Apolónia Rodrigues, contou à Rádio ONU que o Brasil está entre os países para uma parceria internacional.

“Pensamos em alargar todo o conhecimento que já adquirimos nesta temática. E o que nós estamos a fazer é já criar laços a nível internacional, onde já existe bastante interesse em trabalhar essa temática, como no Brasil e em Moçambique. Depois temos outros países, como a Bolívia e a Argentina, que estão bastante interessados no astro turismo e toda a componente ligada ao turismo da ciência.”

Segundo Apolónia Rodrigues, além de observar o céu, os participantes fazem várias atividades noturnas, como canoagem e passeios de cavalo.

Recentemente, a iniciativa lusa foi também indicada pela Comissão Europeia como um caso de inovação e boas práticas, no documento ‘Reforçar a Competitividade do Turismo na UE –  Uma Abordagem para o Estabelecimento de 20 casos de inovação e boas práticas’. Destaque ainda para a conhecida revista National Geographic que elegeu o Dark Sky Alqueva como uma das atrações do Alentejo a não perder em 2014.

Graças ao Dark Sky Alqueva, esta região alentejana foi o primeiro destino do mundo a obter a certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Fundação Starlight, devido ao céu noturno que apresenta, com características únicas para o desenvolvimento de uma Reserva Dark Sky.

O programa tem por objetivo dar aquela área uma nova vida ao cair da noite, permitindo ao visitante a fruição do território sob um céu límpido e estrelado. Associado ao Dark Sky Alqueva, foi já criada a ‘Rota Dark Sky Alqueva’, onde o turista pode optar por realizar atividades noturnas debaixo do céu alentejano, livre de qualquer tipo de poluição luminosa.

A OMT também premiou um projeto do Ministério do Turismo da Índia e outro da Croácia, com foco na tecnologia.

Turismo mundial
Recentemente, a agência da ONU divulgou o balanço do setor em 2013, quando houve crescimento de 5% nas chegadas de turistas internacionais. No total, foram mais de 1 bilhão de viajantes, com 52 milhões a mais de turistas internacionais em relação a 2012. A OMT ressalta que apesar dos desafios econômicos, os resultados do turismo internacional foram muito além das expectativas da agência.

No Brasil, O aumento no número de turistas estrangeiros em 2013 superou a média do crescimento mundial e foi quase três vezes maior que a alta verificada nos demais países da América do Sul. Enquanto o total de estrangeiros que fazem turismo registrou alta de 5% no ano passado, no Brasil esse índice foi de 6%, conforme dados preliminares da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), com o ingresso de pelo menos 6 milhões de turistas estrangeiros.

1 Comment

  1. Bela matéria , sempre fico eufórica com essas novidades pensando se um dia poderei desfrutar desses belíssimos passeios. Fico satisfeita em saber que sempre teremos uma inovação nessa área de que somos tão carentes não de desejo mas de diferenciais que não nos limitem a mesmice e que nos remetam ao mistério e ao inesperado .

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: