Prêmio TIM de Música homenageia Jair Rodrigues

 

Da Redação

 

A quarta edição do Prêmio TIM de Música, que acontece no Rio de Janeiro no próximo 25 de julho, homenageia o cantor brasileiro Jair Rodrigues. Neste ano, a organização do evento promete reunir mais uma vez grandes nomes da música brasileira.

 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro recebe os convidados especiais desta noite de premiação, entre eles, Jair Rodrigues, comemorando seus 45 anos de carreira. A decisão foi de um conselho formado por Gilberto Gil, João Bosco, Zuza Homem de Mello e Paulo Moura, entre outros destaques da música brasileira.

 

Coordenado e idealizado por José Maurício Machline, o Prêmio TIM de Música é a mais conceituada premiação de música brasileira, por utilizar critérios artísticos, e não mercadológicos nas suas premiações, como informa a assessoria da empresa.

 

A escolha da premiação é realizada através de um júri de músicos, jornalistas e críticos, sob a supervisão de uma auditoria externa, que analisam os trabalhos do ano anterior, analisando desde produções via gravadoras até independentes, e assim elegendo os melhores de cada categoria.

 

Está já é a quarta edição do Prêmio TIM de Música, o qual compõe o projeto TIM Música, paralelo ao TIM Festival e TIM Música nas Escolas. Este último é uma ação social que beneficia 13,5 mil crianças em todo o Brasil. Também faz parte do projeto o Auditório Ibirapuera, que foi concebido por Oscar Niemeyer e construído pela TIM, uma doação à cidade nas comemorações de 450 anos de São Paulo.

 

No ano passado, o premiado no TIM de Música foi do carioca Baden Powell. Em 2004 e 2003, levaram o Prêmio TIM de Música os intérpretes Lulu Santos e Ary Barroso, respectivamente.

 

Jair Rodrigues

Um dos ícones da música brasileira, Jair Rodrigues transita com igual desenvoltura pelo samba, bossa nova, sertanejo e pop. Intérprete de sucessos como ‘Deixa isso pra lá’, ‘Tristeza’ e ‘Disparada’, Jair iniciou profissionalmente a carreira de cantor após vencer um programa de calouros da Rádio Cultura, em 1961.

 

Ao lado de Elis Regina, gravou em 1965 três discos ao vivo – Dois na Bossa I, II e III – cujo enorme sucesso deu origem ao programa O Fino da Bossa, na TV Record, comandado pela dupla e até hoje considerado um dos grandes musicais da história da televisão no país. Ainda participou de festivais internacionais, como o de Montreaux e San Remo.

 

Na sua cidade natal, Igarapava, no interior paulista, Jair Rodrigues de Oliveira chegou a trabalhar como engraxate, mecânico e pedreiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: