Prêmio Empreendedorismo na Diáspora distingue empresário na França

Da Redação

A COTEC Portugal, com o Alto Patrocínio do Presidente da República, distinguiu na terceira edição do Prêmio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, Isidro Fartaria, presidente da Titel Holding, um grupo ligado ao setor da construção civil, com sede na França e presença em 11 países, incluindo Portugal.

Este ano foi ainda atribuída uma menção especial para o Empreendedorismo Social, entregue a Acácio Valadas Vieira pelo projeto Hilling Wings de Moçambique. O prêmio foi entregue em 08 de junho, pelo presidente Cavaco Silva.

“Este prémio é um forte incentivo à cooperação entre Portugal, a Diáspora Portuguesa e os países que a recebem. Os empresários que a COTEC tem envolvido e premiado têm um grande valor para o nosso País que deve ser aprofundado”, afirmou Filipe de Botton, presidente do Júri.

Esta iniciativa da COTEC Portugal, para além de galardoar cidadãos portugueses que tenham se distinguido pelo seu papel empreendedor, inovador e responsável, no contexto das sociedades de acolhimento, destina-se a estimular o aprofundamento das relações entre Portugal e os seus cidadãos estabelecidos no estrangeiro, assim como com os respectivos países de acolhimento.

Este ano, a iniciativa recebeu 81 candidaturas. Os candidatos têm entre 29 e 91 anos e há representantes de todos os continentes, oriundos de 26 países. No que respeita à atividade desenvolvida pelos candidatos, há uma grande diversidade de setores, destacando-se o empresarial e financeiro, a investigação e ciência e a restauração e turismo. A COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação, foi constituída em Abril de 2003 com a missão de "promover o aumento da competitividade das empresas localizadas em Portugal, através do desenvolvimento e difusão de uma cultura e de uma prática de inovação, bem como do conhecimento residente no país". Desde o início da sua atividade que o cargo de Presidente da Assembleia-Geral tem sido exercido pelo Presidente da República.

Os vencedores: Isidro de Jesus Fartaria emigrou com a família para França com apenas 7 anos. Começou a trabalhar como canalizador, iniciando a sua relação com o sector da construção civil. Continuou o seu percurso profissional passando pela venda de aspiradores, depois foi comissionista numa empresa americana de produtos químicos, chegando rapidamente a responsável máximo. Ingressou mais tarde numa empresa francesa líder de mercado onde esteve 3 anos, até se estabelecer por conta própria, em 1981, fundando a LABO CENTRE FRANCE – produtos químicos para a construção civil, que hoje pertence ao grupo TITEL HOLDING – com 11 empresas associadas, do qual é Presidente e Diretor Geral. Em 1994 cria a LABO PORTUGAL e traz o seu conceito de empreendedor como sempre foi e continuará a ser, pretendendo torná-la líder de mercado, tal como a LABO FRANCE, na área dos produtos químicos para a construção civil.

Acácio Valadas Vieira é fundador e diretor geral da Healing Wings, uma ONG criada no ano 2000 na sequência das catastróficas cheias que assolaram Moçambique. O fundador da Healling Wings organizou grupos de cidadãos para ajudar a aliviar os problemas causados pelas cheias de 1999 e 2000. O contacto com o povo moçambicano das áreas rurais revelou uma realidade caracterizada pela pobreza extrema. Dessa experiência resultou a criação da ONG “Asas que curam”, dedicada principalmente a atividades de desenvolvimento comunitário. Acácio Valadas Vieira, de 36 anos, desenvolve as suas atividades em Moçambique e na África do Sul.

Deixe uma resposta