Prefeitura de São Bernardo cria Comissão para festejos dos 200 Anos

Vanessa SeneDo Mundo Lusíada

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, já iniciou uma programação de eventos que marca os 200 anos da vinda da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808.

Uma comissão foi formada para criação e divulgação dos eventos, e o prefeito William Dib deu início à esta programação no Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, no Paço Municipal, recebendo integrantes da comunidade portuguesa, panificadores e autoridades locais.

Iniciado em 10 de Junho, os eventos acontecem pelo menos até 07 de Setembro, dia da Independência do Brasil, com jantar, shows, apresentações folclóricas.

Apesar de ainda não estar fechado, integra a programação da Comissão um show com a fadista Glória de Lourdes, e apresentação do Grupo Folclórico da Portuguesa de Desporto, no Restaurante Ramos 29, próximo dia 27 de junho.

No dia 11 de julho, acontece um almoço que também integra as comemorações dos 200 anos da vinda da família real, além do desfile que a Secretaria da Educação prepara para próximo Agosto, mês de aniversário da cidade.

Os vereadores Ademir Ferro e Yara Gobbet também trabalham no projeto de geminação com Aveiro, para integrar a programação. Após uma visita à cidade portuguesa em 1991, a qual contou com a presença do subprefeito de Riacho Grande, Ramos de Oliveira, foi dada entrada no projeto que faz de São Bernardo cidade-irmã de Aveiro.

"Está aprovado por São Bernardo e por Aveiro, está liberado pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, e Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal. Falta compatibilizar as datas" disse ao Mundo Lusíada Ramos de Oliveira, descendente de trasmontano.

Para o prefeito William Dib, a programação dos próximos três meses homenageia e reconhece na história da cidade a importância do desenvolvimento, após a vinda da corte, na economia, cultura, culinária.

Leia mais no Jornal Mundo Lusíada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend