Mundo Lusíada
Na companhia do madeirense Gregório, do Waldemar Meirinhos, do João Carlos, ou do Manuel Alves, o popular “Mané da Quinze”, o visitante pode desfrutar de um programa agradável a qualquer dia da semana (das seis da manhã à meia noite), com especial destaque para as noites de quinta-feira, quando a casa oferece fados com renomados nomes da música mais tradicional de Portugal.
Além da cultura portuguesa estar impregnada em suas belas instalações, o espaço reservado ao fado lembra as centenárias tabernas lisboetas e aflora o saudosismo dos apaixonados pelo gênero. Produtos como o queijo da serra, doces típicos (como os irresistíveis Pastéis de Santa Clara) e grande variedade de artesanato, além de lingüiças, a deliciosa alheira, vinhos verdes, tintos e brancos, e o indispensável farto bacalhau temperado com azeite de qualidade – com nada menos que dez versões – e os mais autênticos sabores de Portugal.
Em destaque o bacalhau à Narciso, assado na brasa e puxado no azeite com batatas ao murro. O bacalhau à moda da casa, frito, acompanhado de batatas coradas, pimentão e brócolis.
Neste início de junho conferimos apresentações de fados nas vozes de Ciça Marinho, Thiago Felipe e Maria Alice Fernandes, com Sérgio Borges e Humberto Fernandes, na guitarra portuguesa e viola.
A novidade foi termos conhecido o “Coral do Rancho”, um atrativo à parte, super aplaudido, que é composto por funcionários, incluindo o gerente Gregório, um madeirense apaixonado pelo gênero musical, que cantou junto aos fadistas a música: “Ó Rama, que linda Rama”. Este formato de apresentação, segundo a casa, foi criado pelo Hélio, o homem de marketing do Grupo.
Não é por acaso que as noites de quinta são sucesso. Com presenças de gente famosa e de gente sem fama, mas que trazem em comum o sentimento de estar em um ambiente europeu em plena São Paulo. Como aconteceu na Semana Santa, quando o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lá esteve em companhia da esposa D. Ruth. E lá também é onde o prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, vai com a esposa D. Ligia. Rancho 53 Rodovia Castelo Branco, km 53 – Araçariguama Tel. (11) 4136-1381 – São Paulo. Diariamente das 6 à meia noite.