Porto inaugura “maior garrafa do mundo” com prova de vinhos

GarrafaVinhoPorto_QuintaBoeira

Mundo Lusíada
Com Lusa

A “maior garrafa do mundo” está em Gaia, pretende ser um monumento nacional ao vinho e à vinha, com uma sala de provas no seu interior, foi inaugurada e benzida pelo bispo do Porto, António Francisco dos Santos, em 31 de maio.

Com 32 metros de comprimento, 10 de largura e 27 toneladas de peso, a “maior garrafa do mundo” está instalada na Quinta da Boeira, no centro de Gaia e é um “ícone especial, um monumento nacional ao vinho e à vinha”, explicou Albino Jorge, um dos mentores do projeto Portugal in a Bottle.

Para o responsável “o turismo em Portugal está a crescer, principalmente na zona Norte, e quer Porto quer Gaia têm muitas atividades, mas faltava algo especial”, nascendo assim o projeto de pôr Portugal numa garrafa.

Deitada na relva, a garrafa é também uma sala de provas de vinhos para 60 pessoas, com a imagem de um barco rabelo sobre o Douro a servir de chão, ladeado pelas fotografias das margens de Porto e Gaia, “dando a sensação de que se está a bordo de um Rabelo” no meio do rio.

No interior é também possível fazer uma “viagem” por quatro regiões vitivinícolas – Douro, Alentejo, Dão e Vinhos Verdes – através de um filme tridimensional apresentado aos visitantes.

A garrafa “veio para ficar” em Gaia para promover os produtos nacionais, está preparada para acolher diversos tipos de eventos, tendo “várias ações em curso a nível internacional já programadas” até ao final do ano.

Pela quinta estão espalhadas 60 lojas que representam produtos regionais e tradições culturais, tornando o espaço num parque de promoção à cultura portuguesa, com os seus vinhos, gastronomia, artesanato e dança, numa “simbiose de ações que permite mostrar o que temos de melhor”.

A vertente cultural e turística é a terceira fase do projeto Boeira – Portugal in a Bottle que arrancou em 1999 com a aquisição e reabilitação da propriedade (que remonta ao final do século XIX) e termina com a criação de um centro de negócios e a construção de um hotel com 102 quartos, representando um investimento total de um milhão de euros.

O mercado de lojas está aberto ao público até setembro de quinta a domingo entre as 15:00 e as 22:00 e a garrafa pode ser visitada entre as 10:00 e as 22:00 de segunda-feira até domingo.

2 Comments

  1. No título diz que a garrafa está no Porto, mas quando se começa a ler a notícia, afin al a dita está em Vila Nova de Gaia. Afinal como ficamos ? Porquê no título diz Porto ? Estão ao serviço dos colonizadores dos Portuenses ?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: