Poluição causa 2 milhões de mortes prematuras todos por ano

Segunda – feira | 23 MAR 09

Mensagem do Dia Mundial da Meteorologia, 23 de março, destaca relação entre temperatura e qualidade do ar sobre saúde de indivíduos.

Por Mônica Villela Grayley Da Rádio ONU em Nova York

As Nações Unidas comemoraram, na segunda-feira 23 de março, o Dia Mundial da Meteorologia com um alerta sobre a influência das condições da temperatura na saúde das pessoas.

Sob o tema “Tempo, Clima e o Ar que Respiramos”, a ONU sugere que a qualidade de previsões, dados e pesquisas sobre o tempo pode ser útil para prevenir doenças relacionadas à má qualidade do ar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, pelo menos 2 milhões de pessoas morrem, de forma prematura, todos os anos, por causa da poluição atmosférica.

O secretário-geral da Organização Mundial de Meteorologia, OMM, Michel Jarraud, disse que muitos gases poluentes como monóxido e dióxido de carbono são resultado do processo de industrialização, típico de áreas urbanas.

Cientistas da ONU revelam que a média global da temperatura aumentou 0,7 grau Celsius de 1905 a 2005. Segundo especialistas, os níveis mais altos de aquecimento se traduzem em mais poluição do ar.

O Dia Mundial da Meteorologia é comemorado por 188 países-membros da OMM.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: