Plataforma online promove empresários portugueses na diáspora

Da Redação
Com Lusa

PlataformaEmpresarialDiaspora560Informação sobre empresários e produtos nacionais, em Portugal e a residir no estrangeiro, está desde 16 de janeiro disponível na internet, “um instrumento de trabalho” para promover a internacionalização das empresas portuguesas, anunciou o Governo.
A Plataforma Empresarial e da Diáspora 560.pt, lançada online, é “o maior mapeamento jamais feito das comunidades portuguesas”, fornecendo uma base de dados que “reúne o máximo de informação sobre quem são os principais empresários e empresas portugueses no estrangeiro”, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário.
O objetivo da plataforma 560.pt é “agilizar e promover a internacionalização das empresas portuguesas e potenciar o papel da diáspora enquanto agente dinamizador neste processo, reunindo sob um mesmo teto empresas e produtos, empresários, homens de negócios e personalidades que se destacam em várias áreas”, como a cultura, a economia, o desporto ou a política, segundo uma nota de imprensa do gabinete de José Cesário.
Assim, “quem necessitar de fazer negócio num determinado país ou conhecer melhor o universo empresarial tem a possibilidade de recolher a informação por ali”, explicou o governante. Após essa pesquisa, os empresários poderão contactar potenciais parceiros diretamente através da plataforma.
“A base de dados vai-se construindo. Para já tem umas centenas largas de dados de empresas, mas o nosso objetivo é que tenha milhares largos. Para isso, vamos atualizá-la com as informações que vamos recebendo dos postos consulares, associações empresariais”, bem como da rede da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, indicou o secretário de Estado das Comunidades.
O nome – 560.pt – remete para o código de Portugal no sistema internacional de catalogação de produtos, geralmente conhecido como código de barras, e que significa que um produto é produzido em Portugal.
A montra de empresas está disponível para consulta de qualquer utilizador da internet, mas a informação relativa à diáspora apenas pode ser vista por utilizadores devidamente registrados, sendo o uso da plataforma totalmente gratuito.
A criação desta plataforma envolveu o gabinete do secretário de Estado das Comunidades, os serviços da Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, a rede diplomática e consular, a AICEP e respetiva rede no estrangeiro e o polo TICE.PT – Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica.
O endereço da plataforma é www.560emnegocios.pt ou www.560inbusiness.pt.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: