Semana do Meio Ambiente: Pesquisas mostram maior interesse da população pelo combate ao Aquecimento Global

Mundo Lusíada

Na semana do Meio Ambiente, diversas instituições no país promovem atividades e iniciativas que chamam a atenção da população para a preservação ambiental. A população ficou em alerta após a divulgação dos relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) mostrando as conseqüências do aquecimento global com fortes ondas de calor, desertificação, degelo, enchentes, aumento do nível do mar, desaparecimento de diversas espécies de animais e territórios litorâneos. Comemorado no dia 05 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente relembra as ações contra as emissões de carbono, poluição e queimadas, e ações à favor da reciclagem e preservação de rios e florestas.

Mas o que podemos fazer dentro de casa para reduzir este impacto? São diversas as medidas, à começar pela energia elétrica.

A queima de combustíveis para a geração de energia e de aquecimento corresponde a maior parte das emissões de carbono das casas. Utilizando energia de forma correta, as emissões podem ser reduzidas e a conta de energia elétrica pode diminuir em mais de 30%. Ainda, as fontes renováveis como a solar e eólica, são grandes feitos no combate ao aquecimento global.

O consumo de água é outro grande fator no Brasil. O brasileiro gasta, em média, 5 vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde – a recomendação do consumo diário é de 40 litros por dia/pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média.O problema da falta de água vem se agravando nas principais metrópoles brasileiras, apesar do território ser o mais rico em água doce, com 12% das reservas do planeta. “A cultura do desperdício levou o país a uma condição preocupante. Faltará água nas torneiras se a população não tomar consciência”, afirma o engenheiro Carlos Lemos da Costa, consultor especialista em Uso Racional da Água. De acordo com ele, existem duas formas de economizar água: com tecnologia e atitude. Um dos principais vilões do desperdício é a bacia sanitária, além do grande consumo de água durante o banho, ou o uso indevido em lavagens de carro e calçadas. Através do site www.h2c.com.br as pessoas podem checar se estão gastando muita água.

A preocupação com o meio ambiente já vem sendo assunto de interesse da população há algum tempo. A prova disso é o resultado de uma pesquisa divulgada neste dia do Meio Ambiente, depois de entrevistas da Nielsen Company e da Universidade de Oxford, com mais de 26 mil usuários da Internet em 47 países. Segundo informações da Reuters, 17% dos entrevistados mostraram “grande preocupação” com as mudanças climáticas; no último mês de outubro, a pesquisa indicava preocupação de apenas 7% dos usuários.

Além disso, 40% dos que têm preocupação com o aquecimento global querem ações concretas dos governantes, na restrição de emissão dos gases efeito estufa, além de investimentos em carros menos poluentes e em energia renovável.

 Leia mais >>

O que eu posso fazer?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: