Pesquisadora procura portugueses que emigraram na última década

Mundo Lusíada

Uma doutoranda da Universidade de São Paulo está desenvolvendo uma pesquisa sobre migrações contemporâneas entre Brasil e Portugal.

Também envolvida no Projeto ITINERIs, realizado com financiamento da Secretaria Nacional de Justiça, da União Europeia e do International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), Aline Santos participa do projeto que tem como objetivo proteger os direitos dos migrantes, através de campanhas de informação e oportunidades de migração legal.

“Isto implica, mais especificamente, em conhecer o perfil dos brasileiros que emigram para a Europa, e também o perfil dos europeus que imigram para o Brasil” comenta a pesquisadora.

No âmbito destas pesquisas, Aline precisa entrevistar 10 pessoas oriundas de Portugal que estão morando no Brasil (5 mulheres e 5 homens) e 10 pessoas, nas mesmas condições, vindas da Espanha, ambas que imigraram no decorrer da última década.

Na atual fase do projeto, estão em curso três trabalhos em campo, um em Portugal, a cargo do Instituto SOCIUS, da Universidade Técnica de Lisboa, outro na Espanha, da Universidade Complutense de Madri, e o último levantamento é realizado no Brasil.

Os portugueses que se interessem em participar, que se enquadram no perfil e “que estejam dispostos para me conceder uma entrevista” é só entrar em contato pelo e-mail: [email protected].

As entrevistas serão gravadas e enviadas para o coordenador do Projeto (que é professor da PUC de Minas Gerais). Os dados serão sigilosos e de uso exclusivamente científico.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: