Papa desembarca no Brasil e é recebido pelo presidente Lula

 

Mundo Lusíada

 

O Papa Bento XVI chegou ao Brasil, minutos antes do horário previsto, e cumprimentou o presidente Lula da Silva.

 

Ricardo Stuckert/PR

São Paulo (SP) – Presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversa com o papa Bento XVI, que chegou hoje a São Paulo para uma visita de cinco dias ao país.

A cerimônia de boas-vindas ao sumo-pontífice foi iniciada às 16h25. O primeiro a discursar, o presidente brasileiro Lula da Silva disse recebê-lo de "braços abertos". “Sinto-me duplamente honrado, como cristão e como presidente da República, pelo privilégio de lhe saudar em sua primeira visita pastoral ao Brasil".

Lula falou sobre a importância da Igreja Católica na vida dos brasileiros, e as inúmeras parcerias entre projetos sociais.

Sobre as ações globais contra a fome e a pobreza, afirmou serem também apoiadas pelo Vaticano, e disse que a palavra do Papa está sempre a serviço da vida e da paz. Lula ainda comentou o apoio da Igreja Católica em valores que permeiam a sociedade brasileira, que tem, como fundamental, a família. Papa Bento XVI Em suas palavras ditas num português claro, apesar do sotaque, o Papa Bento XVI mostrou sua satisfação em iniciar sua visita pastoral no Brasil, agradecendo pela hospitalidade e carinho do povo brasileiro.

 

Logo em suas primeiras palavras, o Papa chamou atenção para a questão do aborto e eutanásia, que também deverá ser discutido na conferência, afirmando ser importante promover o "respeito pela vida, desde a sua concepção até o seu natural declínio".

Falou do Brasil como uma nação rica em potencialidades e de esperança para a Igreja Católica. "O Brasil ocupa um lugar muito especial no coração do Papa não somente porque nasceu cristão e possui hoje o mais alto número de católicos, mas sobretudo porque é uma nação rica de potencialidades com uma presença eclesial que é motivo de alegria e esperança para toda a Igreja".

Sobre a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe (que será aberta em Aparecida do Norte), o Papa disse trazer um novo impulso e vigor para o continente. Citou a importância de reforçar a solidariedade durante o encontro, principalmente entre os mais pobres, e o respeito ao próximo, citando os povos indígenas.

E afirmou estar feliz em passar alguns dias com uma população como a do Brasil, o maior país de católicos no mundo. "Deus abençoe a América Latina. Deus abençoe o Brasil" finalizou.

 

>> Confira o discurso do Papa Bento XVI na íntegra

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: