Ouça: |
|
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, anunciou a inclusão de mais 23 novos locais na Rede Mundial de Reserva da Biosfera.
O anúncio foi feito na sede da Unesco em Paris e engloba reservas em 18 países. Portugal conseguiu aprovar duas candidaturas, a Ilha do Corvo e a Ilha Graciosa no Arquipélago dos Açores.
Na América Latina, passam a integrar a lista a Serra dos Alamos, no México, a Pereyra Iraola, o último habitat natural às margens do Rio da Prata, na Argentina.
O representante da Unesco no Brasi, Vincent Defourny, disse que a escolha dos sítios deve ser acompanhada também pela proteção contra o turismo em massa.
"O desafio não só no Brasil, mas no mundo todo, é fazer daqueles lugares, realmente lugares de desenvolvimento sustentável. Temos visto que às vezes, os sítios do patrimônio mundial porque receberam um enfoque, uma atenção maior, o turismo se transforma num turismo predador. E então, por exemplo, num caso assim é importante que o turismo e o desenvolvimento do turismo não sejam um turismo predador, mas que seja um turismo que participe do desenvolvimento e da sustentação do sítio em particular ", disse.
Na América Latina passam a integrar a lista ainda reservas no Chile, no Equador, em El Salvador e na Costa Rica.