Nove meses: tempo necessário para Portugal nascer diferente no Brasil

Por Ígor Lopes
Mundo Lusíada

Miguel Horta e Costa, comissário-geral de Portugal para o Ano de Portugal no Brasil

A partir de setembro deste ano, os brasileiros vão celebrar Portugal. Para marcar essa data, algumas cidades do Brasil irão receber eventos e personalidades portuguesas, por um período de nove meses. Durante esse tempo, o desafio será mudar a imagem de Portugal em terras brasileiras. Para isso, as autoridades de Portugal decidiram apostar em áreas como a cultura, economia, educação, ciência, inovação, pintura, ecologia e esporte. O orçamento para garantir essa estrutura não foi revelado pela organização, mas já se sabe que toda essa movimentação visa à promoção desse país irmão, numa escala que permita com que Portugal reconquiste a confiança de empresários e turistas. O governo de Portugal acredita que haja necessidade de se criar uma nova imagem no Brasil.

Embora exista um número grande de atividades programadas para rechear o calendário de promoção de Portugal aqui no Brasil, fica claro, após o discurso de Miguel Horta e Costa, comissário-geral de Portugal para o Ano de Portugal no Brasil, que ainda há muito por planejar e que não se sabe, muito bem, o que deve e o que vai ser feito. Certo só, para já, é o engajamento político nesse evento. Portugal pretende utilizar essa festividade para promover a sua cultura, o seu turismo e as suas empresas. Mas quem vai sair ganhando com isso tudo é o público, já que haverá, por aqui, um desfile enorme de tendências econômicas e culturais que prometem agradar todos os públicos.

Através desses eventos, os brasileiros vão poder conhecer, por exemplo, o melhor da música portuguesa. Vai vir ao Brasil uma nova geração de fadistas, com uma maneira bem atual de apresentar as mazelas da vida. Sem falar na gastronomia e nos famosos vinhos que vão aguçar o paladar do público. Haverá espaço ainda para o cinema, teatro e literatura, fruto da ambição lusitana de dar a conhecer o seu lado cultural inesgotável. Para isso, estão previstos encontros entre escritores portugueses e brasileiros.

E o design, tema da atualidade, não poderia ficar de fora dessa vitrine nacional, assim como a arquitetura e o esporte. O agito das competições vai contemplar o hóquei, o golfe e o surf. Nessa última categoria, Portugal promete trazer ao Brasil um campeão das ondas, com alma lusitana. O golfe, por sua vez, poderá ser visto como uma ótima maneira de fechar negócios.

E a economia também vai participar da festa, com a presença de empresas portuguesas ligadas à inovação tecnológica. Para tornar esse momento mais confortável, será criado, segundo os organizadores, um ponto de encontro e convívio entre líderes empresariais brasileiros e portugueses.

 

Um país que conhecemos “mal”

Segundo Miguel Horta, que também atua como presidente da Fundação Luso-Brasileira, o grande objetivo do ano de Portugal no Brasil é, acima de tudo, mostrar um país que o Brasil “conhece mal”.

“Hoje, Portugal é um país moderno e jovem. Queremos trazer um Portugal que estou certo que irá surpreender o Brasil. Espero que o Brasil conheça o Portugal de hoje, que é um país que está na vanguarda e na contemporaneidade das artes visuais, da música, do design e da arquitetura”, afirma Miguel Horta, que garante que a comemoração não vai ficar restrita a Rio, São Paulo e Brasília, “mas irá passar por outras cidades também”.

Miguel Horta acredita que há, em Portugal, empresas com sucesso que não são conhecidas, sequer, no seu país de origem, mas os seus produtos podem ser interessantes por cá.

A programação das comemorações tem previsão de começar no dia 7 de setembro de 2012, dia da Independência do Brasil, com encerramento em 10 de junho de 2013, data na qual se comemora o dia de Portugal e o dia de Camões. Em terras lusas vai ser comemorado, no mesmo período, o ano do Brasil em Portugal.
Autoridades discutem planejamento

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro promoveu, no último dia 16, um encontro entre o administrador do Turismo de Portugal, Luis Matoso, e representantes de agências de viagens e do setor de turismo, como o intuito de discutir assuntos relacionados aos preparativos para as comemorações do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal.

De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, Luís Matoso ouviu diversas sugestões de melhorias a serem implementadas visando ao aumento de visitantes às principais atrações de Portugal e destacou o trabalho do governo português para dinamizar o setor, atrair mais turistas brasileiros e aumentar seu tempo de permanência no país.

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