Municípios de Minas e da Guarda tornam-se cidades irmãs

Acordo de Geminação entre os municípios aconteceu na última sexta-feira, com a presença de autoridades brasileiras e portuguesas.

 

Marco António Borges, vice-presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de belo Horizonte assina acordo de Geminação, acompanhado de Júlio Sarmento, presidente da Raia Histórica, Fernando Meira Dias, Presidente da Câmara Portuguesa de Comercio de Minas Gerais e André Mello Bandeira, Cônsul de Portugal em Belo Horizonte. Foto: Divulgação/CCLB

 

Da Redação

Em uma cerimônia histórica, no último dia 9 de novembro, Itabirito (Minas Gerais – Brasil) e Trancoso (Guarda – Portugal) tornaram-se cidades coirmãs, após a assinatura do Acordo de Geminação entre os municípios e ratificado pelo Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte-MG.

“Este é um sonho que hoje se concretiza. É certo que, além da importância histórica, um acordo de geminação entre duas comunidades livres tem uma importância virada para o futuro”, afirmou Dr. Júlio Sarmento, Prefeito de Trancoso.

O presidente do CCLB, Dr. Leonardo Costa Andrade Mendes, explica que: “A geminação tem como fundamento o interesse cultural e histórico de aprofundar a ligação histórica entre os dois países, bem como o interesse político de alargar e diversificar as relações institucionais de ambos os municípios, contribuindo para uma maior aproximação das nações Brasileira e Portuguesa”.

O Protocolo estabelece que, dentro do possível, ambas entidades participem em certames, seminários, feiras e mostras previamente programadas ou a programar, por forma a promover as empresas, empresários e instituições associadas a ambas Associações.

O ato aconteceu na Casa de Cultura Maestro Dungas, Itabirito recebeu autoridades portuguesas, como o representante do Governo Português, o Consul Dr. André Melo Bandeira, os prefeitos de Trancoso, Dr. Júlio Sarmento, e de Figueira de Castelo Rodrigo, Dr. António Edmundo, e os vice-presidentes das câmaras de Pinhel e Mêda, Dr. Rui Ventura e Dr. Alexandre Ferraz.

Também participaram da cerimônia autoridades de Itabirito, como o Prefeito Manoel da Mota Neto, secretários, juiz e representantes de entidades municipais, além do presidente, diretores e secretários do Centro da Comunidade Luso-Brasileira de Belo Horizonte.

“Em nome de toda a Comunidade Luso-Brasileira, temos orgulho de no ano do centenário do CCLB celebrar o presente acordo. Eu conclamo: Viva Trancoso! Viva Itabirito!”, festejou Leonardo Mendes, presidente do  CCLB de Belo Horizonte.

“Essa cerimônia de reveste de singular significado cívico e histórico, que exalta o nome do nosso município além das fronteiras”, disse o Prefeito Manoel da Mota. “Conhecer o passado, viver o presente, projetar o futuro. Isso é o que esta se firmando nesta manhã”, completou Padre Miguel.

Além da assinatura do acordo, a visita dos portugueses à Itabirito também teve um almoço, um passeio pelos pontos turísticos da cidade e uma missa em homenagem a Luiz de Monterroyo, celebrada da Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: