Mundo Lusíada é um dos convidados para conferência nos Açores sobre migrações

Mundo Lusíada

Ponta Delgada, Açores. Foto: Associação de Turismo dos Açores

A convite do Governo Regional dos Açores, o jornal Mundo Lusíada participa de uma conferência no Arquipélago dos Açores, no próximo mês de setembro.

Entre os dias 12 e 15, o evento reúne especialistas em Migrações, imprensa, e organizações de diversos países, num programa que corre em Ponta Delgada, capital açoriana. Visitas de estudos, algumas guiadas em inglês, e passeios culturais pelo arquipélago também fazem parte do programa deste ano.

A 16ª Conferência Internacional Metropolis tem objetivo de reunir especialistas em pesquisa, política e prática sobre migração e diversidade, e com isso, melhorar a capacidade de pesquisa acadêmica, temas de relevância política relacionados com migração, e a utilização dessas pesquisas por parte de governos e associações não governamentais.

Nestes 10 anos desde a criação do projeto, investigadores, políticos, organizações não-governamentais e internacionais de toda a América do Norte e Europa, além de uma presença crescente da África, América Latina e em grande parte da região Ásia – Pacífico, participam do evento.

Nas 15 conferências anteriores, o foco das discussões estava na gestão da migração e da diversidade populacional. Desta vez, o evento traz também a migração da perspectiva do país de origem. “Como convidados dos Açores, temos uma fantástica oportunidade de aprender como os países de origem idealizam a emigração da sua população e os passos práticos, frequentemente notáveis, que tomam no sentido de manter uma união da sua população e das suas culturas a grandes distâncias” divulga a organização.

Portanto a conferência enriquece o conhecimento no tema migração e os seus efeitos sobre ambas as sociedades, de destino e de origem. Além de saber mais sobre os efeitos que os elos com o país de origem têm sobre as sociedades de destino. “Vivem mais Açorianos fora dos Açores que nas ilhas e, no entanto, permanecem elos extraordinariamente fortes entre os emigrados e, entre os emigrados e a sua terra natal”.

Dentre as sessões temáticas nesta semana de conferência, estão questões como a Migração no contexto das ilhas, Efeitos da emigração em grande escala nos países de origem, Manutenção das relações com as diásporas, Envelhecimento e a migração, Cidades multiculturais: relações interétnicas e a vida quotidiana.

Acompanhe mais sobre este projeto e esta viagem nas próximas edições do Mundo Lusíada. Para saber mais sobre a Conferência Metropolis, acesse o site: http://www.metropolis2011.org/.

LEIA MAIS >> Mundo Lusíada nos Açores: Ilha de São Miguel remete a sua história

1 Comment

  1. voces devam de se aproveitar dos filhos dos imigrantes,voces nao imaginam o negocio que dava,mas teem que oferecer mais por exemplo as tarifas mais baixas,hoteis mais baratos,e esta geracao gosta de gastar mais em tudo.
    mas voces preferam os nordicos que nao gastam nada,so queram passeios pedestres,e ao fim do dia arrumam se no seu quarto,
    com os saquinhos do manteiga e comer as suas bolachinhas com nao sei que

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: