Moda de Anabela traz cantiga portuguesa Giroflé aos brasileiros

São Paulo Fashion Week

Karla Cristine | Mundo Lusíada

 

A estilista Anabela Baldaque veio da cidade de Porto, em Portugal, diretamente para a São Paulo Fashion Week para trazer aos brasileiros a cantiga portuguesa “Giroflé” retratada na sua coleção de moda verão 2008, no dia 18 de junho. Proporcionando uma sinergia entre roupa e música, a estilista encantou os brasileiros com suas peças românticas e femininas, inspiradas na canção.

Na coleção, “Giroflé” são as estampas, cores e texturas utilizadas harmonicamente em suas roupas, assim como uma dança. Um desfile que relembra a época passada e as aconchegantes colchas de retalhos que eram usadas.

Esta famosa cantiga portuguesa intitula a beleza da flor, como disse a estilista, “trata-se de uma canção de paz e de harmonia que me inspirou a desenhar uma coleção mais arrojada, divertida, atrevida. Foi mesmo uma intuição, uma vontade de fazer algo que ainda não tinha feito”.

Anabela levou a passarela roupas fáceis de se ver nas ruas e impressionou os brasileiros ao apresentar uma proposta de fácil aceitação comercial. Para a estilista, participar deste evento de moda aqui no Brasil é “quase estar no primeiro lugar de um pódio”. “Minha vinda aqui se deve ao patrocínio do governo português, que percebe o valor da moda para se expandir fronteiras. Se puder contar mais uma vez com esse apoio, claro que estarei aqui”. Anabela Baldaque Nascida em 1964, Anabela se formou em Design de Moda no Porto (Portugal), posteriormente se aperfeiçoou em Paris (França) e estagiou em Florença (Itália). Em 1995, desenvolveu fardas da Portugal Telecom e lançou a sua marca, iniciando a sua participação em desfiles no Portugal Fashion e na Igedo-Dusseldorf.

 

Começou a comercializar suas coleções em Madrid e Lisboa em 2001, três anos depois apresentou seu primeiro desfile em Paris a convite do Portugal Fashion Internacional. Em 2005, fechou uma parceria com as fábricas Dalper (cutelaria) e Bonvida (porcelana) e começou a criar figurinos em peças de teatro.

 

Durante o mês de junho, consumidores puderam encontrar suas peças no Clube Chocolate, em São Paulo. Além disso, dispõe de pontos de venda no Porto, Lisboa, Braga, Guimarães, Águeda, Viana do Castelo, Luxemburgo, entre outros.

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