Ministros acompanham ações de socorro em Santa Catarina

Da Redação

Divulgação/ABr

>> Santa Catarina – Foto enviada por leitores da região afetada pelas chuvas.

Após receber o pedido do governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinou um apoio urgente às vitimas das enchentes na região sul do país. Os ministros da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento; do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Jorge Felix, da Pesca, Altemir Gregolin, e o secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães acompanharam as ações de socorro na terça-feira, 25 de novembro.

A enchente que atinge Santa Catarina já deixou mais de 80 mortos, e o volume de chuva, o triplo esperado para a região, deve continuar nos próximos dias segundo as previsões meteorológicas. A população vive em estado de desespero para encontrar familiares, e há ainda relatos de furtos em supermercados.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foi recebido em Santa Catarina dia 26. A Defesa Civil Nacional já disponibilizou 12,4 mil cestas, o equivalente a 285,2 toneladas de alimentos, 12 mil unidades de colchões, toalhas, travesseiros e cobertores, e 60 rolos de lona para abrigos.

O Ministério da Defesa ampliou a ajuda, iniciada no último sábado pelo Comando do Exército, por meio do 63º Batalhão de Infantaria. Já há cerca de 400 militares em operação na região. O Comando da Aeronáutica deslocou para o aeroporto de Navegantes (SC), base das operações, dois helicópteros, um H-1H, do 5º/8º GAV (Grupo de Aviação), de Santa Maria, e um CH-34, do 3º/8º GAV, do Rio de Janeiro. Um terceiro helicóptero, modelo Pantera, foi cedido pelo Comando de Aviação do Exército (sediado em Taubaté-SP). Até quarta-feira, o mesmo comando deverá enviar mais dois helicópteros à região – um Esquilo e outro Pantera.

Uma equipe do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, conhecido como Pára-SAR, especializada em busca e resgate, está atuando no Vale do Rio Itajaí Açu, principal foco de enchentes e registro de calamidades. Nesta segunda, um helicóptero da FAB transportou bombeiros para Cananéia e Luís Alves, de onde devem ser transportados feridos e cidadãos isolados pelas cheias do rio.

Transporte Na Região de Blumenau, há duas viaturas blindadas do Exército em atividades de apoio a 35 núcleos de Defesa Civil. Também já chegaram dez caminhões de transporte de alimentos. Nas próximas horas, duas outras viaturas blindadas chegarão a Blumenau. Na região de Florianópolis, o Exército dá assistência a populações isoladas pelas enchentes, como o transporte de alimentos para as cidades catarinenses de Gaspar e Tijuca.

Para Florianópolis, os militares transportaram uma caixa d’água destinada a garantir o abastecimento da cidade. Um caminhão do Exército também transportou um gerador de eletricidade para uma área que fica ao Norte de Florianópolis, na altura da rodovia SC 401.

Em entrevista coletiva na residência oficial do governador de Santa Catarina, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima afirmou que o momento é de prestar o máximo de socorro às vítimas. Uma Medida Provisória já está sendo estudada, porém a prioridade é a assistência humanitária. O governo do Estado, em segundo momento, deverá encaminhar um relatório completo de danos e prejuízos. O impacto econômico que as chuvas causam em uma região turística em pleno verão também está em pauta. “O governo federal vai dar todo o apoio necessário aos catarinenses para restabelecer a situação das rodovias até o início da temporada”, afirmou Gedel.

Segundo ele, a preocupação agora é a de prevenir a ocorrência de novos desastres. “Precisamos evitar que ocorram mais mortes. Vamos prestar socorro, atendimento médico, alimentos e o que for necessário para amenizar o sofrimento das famílias atingidas”, destacou Geddel Vieira Lima. As informações são da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend