Memorial prepara a 13º Festa do Imigrante

Tradicional festa realizada no Memorial do Imigrante reunirá em dois domingos mais de 30 nacionalidades de imigrantes

Da Redação

Divulgação

As principais manifestações da cultura de povos que imigraram para o Brasil a partir do final do século XIX serão apresentadas na XIII Festa do Imigrante, que o Memorial do Imigrante, órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, realiza nos dias 08 e 15 de junho. São mais de 30 nacionalidades participantes que irão mostrar o melhor de sua gastronomia, artesanato e folclore.

De Portugal, estará presente o Grupo Infanto Juvenil da Casa Ilha da Madeira de SP, e Rancho Folclórico Santa Marta dos Navegantes. O evento conta ainda com uma Feira de Artesanato, reunindo artigos produzidos pelas próprias comunidades de imigrantes.

Além de apresentações de danças típicas de países como Portugal, Lituânia, Alemanha, e Japão, a festa traz diversas barracas montadas ao longo do pátio do Memorial, com iguarias como o português bolinho de Bacalhau, ou o strudel da Hungria; o sambusa (pastel folhado a quatro queijos) de Israel; a Chopska salada e Bamitza (torta salgada), da Bulgária; o Eissbein alemão; e também a Carapulcra, prato muito apreciado no Peru.

O objetivo, segundo seus organizadores, é resgatar a história dos 2,5 milhões de imigrantes que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes, já que "possibilita ao visitante o contato direto com diferentes manifestações que ajudaram a compor o universo cultural e gastronômico da cidade e do Estado paulista".

O Memorial do Imigrante possui amplo acervo de documentos, objetos, fotografias e depoimentos em vídeo de vários grupos de estrangeiros que imigraram para o Brasil, passando por São Paulo. Atualmente, está patente a exposição “O Papel do Estado na imigração japonesa – Primeiros Imigrantes” e a “Hospedaria de Imigrantes do Brás”, que também estarão à disposição do público nos dias da festa.

XIII Festa do Imigrante Dias 08 e 15 de junho de 2008, das 10h às 17h Local: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca. Tel: (011) 2692-1866 – www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend