Memorial e ABPF assinam acordo sobre recuperação de locomotiva e sua história

Da redação

O Memorial do Imigrante e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária – ABPF, assinam acordo em 30 de abril sobre projetos em relação a memória do transporte e o café, plantado e colhido com o auxílio da imigração no Brasil.

O Núcleo Histórico dos Transportes foi criado pelo MI com a finalidade de reconstituição de uma estação ferroviária com material original do séc. XIX, ainda montar um espaço expositivo sobre a história das Ferrovias Paulistas, com fotos, objetos e textos; além de uma autêntica Maria-Fumaça, que fará passeio histórico e turístico percorrendo um trecho do Ramal da Imigração (da estação do Memorial, indo até a Rua da Mooca e, na volta, até a entrada da Estação do Brás, retornando ao ponto inicial).

Para tanto, os dois órgãos assinaram acordo de parceria na promoção da história dos imigrantes e dos transportes ferroviários. A ação no âmbito cultural terá a orientação do Governo do Estado de São Paulo.

O Memorial do Imigrante, órgão vinculado ao Departamento de Museus e Arquivos, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, é uma instituição museológica, criada em 6 de abril de 1998, com o objetivo de reunir, preservar, pesquisar, documentar e divulgar a história da imigração e a memória dos imigrantes que, a partir da década de 1820, vieram para o Estado de São Paulo.

A ABPF foi fundada em 1977 pelo francês Patrick Henry Ferdinand Dollinger e reúne os interessados em preservação e divulgação da História da Ferrovia brasileira. A ABPF- Regional São Paulo opera o Núcleo Histórico dos Transportes do Memorial do Imigrante desde 1988. O próximo grande projeto que interessa a AAMI e a ABPF e envolverá Secretaria de Turismo, o Consórcio das Prefeituras do ABC e de Santos é o Trem do Imigrante que consiste na recuperação da entorno da malha ferroviária de Santos até a Hospedaria e o trecho da raiz da Serra à Estação do Valongo, recuperando o trajeto histórico da chegada dos imigrantes em São Paulo vindo do Porto de Santos. Saiba mais no site do Memorial do Imigrante www.memorialdoimigrante.sp.gov.br e da ABPF www.abpfsp.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: