Manifestação solidária a Sócrates teve cante alentejano em prisão de Évora

Movimento Cívico "José Sócrates, sempre" promove ação solidária de apoio. 5 de julho de 2015. NUNO VEIGA/LUSA
Movimento Cívico “José Sócrates, sempre” promove ação solidária de apoio. 5 de julho de 2015. NUNO VEIGA/LUSA

Da Redação
Com Lusa

O cante alentejano “embalou” mais uma manifestação de solidariedade a favor de José Sócrates junto à prisão de Évora, onde o ex-primeiro ministro está em prisão preventiva, tendo os manifestantes criado até uma “moda” em sua homenagem.

“José Sócrates meu amigo, é muito injusta a prisão, estamos aqui contigo de alma e coração”, entoaram os participantes na ação solidária deste domingo.

A manifestação, que juntou à volta de 100 pessoas, vindas sobretudo de Vila do Conde e da Covilhã, foi convocada pelo Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre” e começou cerca das 15:30 (horário de Lisboa), por cerca de duas horas.

Os participantes, com camisetas alusivas ao movimento cívico, cartazes em defesa do antigo-primeiro-ministro e cravos na mão, tiveram a “companhia” de uma viatura na qual foi montado um “outdoor” de apoio a Sócrates e que já durante a semana tinha circulado em Lisboa.

“José Sócrates, Sempre” podia ler-se no cartaz montado na viatura, que foi “abrindo caminho” aos manifestantes, quando deram uma volta ao estabelecimento prisional, com paragem nas traseiras e numa das laterais, de onde se avistavam algumas janelas do edifício da prisão, para lá dos muros.

Também presente na ação esteve o Grupo Coral 1.º de Maio do Bairro Alentejano, vindo da Quinta do Anjo, concelho de Palmela, distrito de Setúbal, cujos membros entoaram várias “modas” alentejanas.

Após ouvir-se o “Grândola Vila Morena”, os manifestantes cantaram também a “moda” criada especialmente para José Sócrates, que diz “contra a injustiça marchemos, ergamos a nossa mão e em teu louvor cantemos”. “Cantemos a tua glória líder de Portugal e sempre ficarás na história por seres um líder sem igual”, trautearam ainda.

Em declarações à agência Lusa, José António Pinho, porta-voz do movimento cívico, criticou a justiça por, “ao fim de sete meses”, o antigo líder do PS “ainda estar preso sem acusação”.

“Temos a consciência plena que o cidadão José Sócrates é um preso político e estamos aqui para demonstrar que estamos ao lado dele. Dizemos frontalmente ao juiz Carlos Alexandre que a prisão de José Sócrates é uma desonra para a justiça”, afirmou.

Segundo José António Pinho, o Movimento Cívico “José Sócrates, Sempre” vai voltar a realizar a 09 de agosto uma nova manifestação solidária à porta da prisão de Évora.

Antes, dia 29 deste mês, vai ter lugar em Coimbra uma conferência/debate sobre a prisão preventiva em Portugal, anunciou, referindo que este tema também vai ser debatido em Vila Nova de Gaia, “em breve”.

José Sócrates está em prisão preventiva, na cadeia de Évora, desde o dia 25 de novembro do ano passado, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: