Mais de cem mil jovens de 12 a 15 anos inscritos para vacinação em Portugal

Da Redação com Lusa

Mais de 111 mil adolescentes entre os 12 e os 15 anos já estão inscritos para serem vacinados contra a covid-19, o que representa mais um quarto do total (400 mil), indicou hoje a ‘task force’.

“Até às 10h30 de hoje, dia 13 de agosto, foram registrados mais de 111 mil pedidos de auto agendamento de jovens com idades entre os 12 e os 15 anos propostos para os fins de semana de 21 e 22, e de 28 e 29 de agosto”, refere a ‘task force’ que coordena o processo numa resposta enviada à agência Lusa.

As segundas doses serão administradas nos fins de semana de 11 e 12, e 18 e 19 de setembro, para que esta faixa etária possa concluir o processo de vacinação antes do início do ano letivo.

A Direção-Geral da Saúde recomendou na terça-feira a vacinação universal das crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos, deixando assim de ficar circunscrita a situações específicas, como os casos em que têm doenças de risco.

Numa entrevista à SIC na quinta-feira, o vice-Almirante Gouveia e Melo, responsável pela ´task force´, reafirmou a importância da vacinação dos mais jovens, e explicou que as crianças não se podem vacinar fora da sua área de residência, a propósito de este ser um período de férias em que muitas famílias estão fora dos seus locais habituais de residência.

Lembrou ainda que os adolescentes devem sempre ser acompanhadas por um responsável (os pais ou representante legal) quando se dirigirem a um centro de vacinação.

O autoagendamento para os jovens desta faixa etária está disponível até sábado no portal www.covid19.min-saude.pt.

O relatório mais recente de vacinação contra a covid-19 da DGS contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa.

16 Anos

Neste fim de semana, os centros de vacinação vão encher-se para vacinar em dois dias os jovens de 16 e 17 anos, com mais de 100 mil marcações feitas e a possibilidade de recorrer à “Casa Aberta”.

No total, há cerca de 102 mil jovens com marcação para a toma da primeira dose da vacina contra a covid-19 e vão todos fazê-lo entre sábado e domingo.

Segundo a ‘task-force’ responsável pelo processo, todos os centros de vacinação vão estar na sua capacidade máxima instalada durante esses dois dias, mas o objetivo é vacinar ainda mais pessoas.

Por isso, além dos 102 mil que realizaram o autoagendamento no início do mês, e que representam cerca de metade da população desta faixa etária, vai estar também disponível a modalidade “Casa Aberta”.

Esta modalidade, que funciona em horários limitados, dispensa a marcação prévia, exigindo apenas a obtenção de uma senha digital através do portal do Ministério da Saúde (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/), e atualmente só está disponível para maiores de 18 anos.

No entanto, o fim de semana será dedicado à faixa etária dos 16 aos 17 anos e, por isso, a ‘task-force’ quer que mesmo aqueles sem marcação se vão vacinar.

À semelhança dos mais novos, estes jovens serão inoculados com a vacina da Pfizer, cujo intervalo entre doses, atualmente definido pela norma da DGS, é de 21 dias.

Assim, no fim de semana de 05 e 06 de setembro voltam para receber a segunda dose, de forma a terem a vacinação completa antes do início do ano letivo, que arranca entre 14 e 17 de setembro.

Depois desta faixa etária, os dois fins de semana seguintes serão dedicados aos jovens entre os 12 e 15 anos, que deverão ter as duas doses até 19 de setembro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: