Luso-brasileiros se despedem do Embaixador com homenagens

Por Odair SeneMundo Lusíada

 

O empresariado e a comunidade luso-brasileira estiveram reunidos para um almoço em homenagem ao Embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, na tarde de 27 de novembro, na Casa de Portugal de São Paulo. O evento faz parte do encerramento de sua gestão no Brasil, em dezembro de 2008.

O evento foi promovido conjuntamente entre a Câmara Portuguesa de Comércio – São Paulo, o Conselho da Comunidade Luso-Brasileira (CCLB), e a Casa de Portugal de São Paulo, e foi aberto por Paulo Machado, representante do Turismo de Portugal em SP. Com intuito de homenagear o trabalho desenvolvido por Seixas da Costa nestes quatro anos em que permaneceu no Brasil, Dr. Julio Rodrigues, presidente da Casa de Portugal, iniciou seu discurso lembrando que, apesar da comunidade luso-brasileira ter passado por períodos conturbados neste período, a figura do embaixador é muito querida. “Representando a Casa de Portugal e nossos diretores e colaboradores, as entidades portuguesas que participo, e pela vida que tenho pela cultura e folclore português, eu digo que nós todos temos imensa honra em tê-lo como nosso embaixador”.

Dr. Julio que, assim como Seixas da Costa, é natural do norte de Portugal, ainda mencionou que os artigos e crônicas escritos pelo diplomata farão falta, e como anfitrião, falou do reconhecimento por unanimidade pela comunidade e empresariado português no país. “Nós o recebemos quando ele chegou aqui e agora estamos dando uma despedida quando ele se vai. Acho que não havia local melhor aqui em São Paulo do que a Casa de Portugal.

Como casa-mater das nossas organizações, teve a honra de abrir suas portas e dar um ‘até breve’ à uma pessoa que viveu entre nós durante quatro ano, que nos cativou e por quem temos muito carinho e respeito” referiu. “Pela humildade, pelo bom trabalho que fez, pela sua capacidade administrativa, pelo bom senso que ele sempre se fez notar e em situações de dificuldades, com encerramento de alguns postos consulares, dificuldades que tivemos com instalação e mudança do Consulado Geral de São Paulo, tudo isso foi algo traumático e não fosse pessoas como o embaixador Seixas da Costa, pudesse fazer essa transmutação com certa calma, menos traumático possível”, disse Dr. Julio, elogiando ainda o trabalho desenvolvido pelo embaixador nas Nações Unidas, em Nova York, e nas Comissões Européias, como um “homem de muito realce e importância dentro do corpo diplomático português”.

Antes de seu pronunciamento, Seixas da Costa recebeu uma comenda da Ordem do Mérito Infante D. Henrique pela Casa de Portugal, aprovado por unanimidade e entregue pelo presidente Dr. Julio Rodrigues, ao lado do diretor cultural da casa Vasco de Frias Monteiro, e Fernando Leça. Em nome da Câmara Portuguesa, o presidente Antonio Louçã Pargana também entregou uma placa em nome da instituição ao Embaixador, depois de elogiar sua pessoa e seu trabalho desenvolvido no Brasil.

Na seqüência, Antonio de Almeida e Silva, antes da entrega de uma placa em nome do CCLB, enfatizou que a homenagem não se trata de uma despedida, mas de um “até breve”, além de elogiar o “excepcional” diplomata Seixas da Costa, quem deixa uma marca positiva entre os dois países, muitos amigos e diversos trabalhos realizados, além de um livro de mais de 300 páginas que vem preparando o lançamento, onde enaltece a amizade luso-brasileira.

2009: Nova faseO Embaixador Seixas da Costa deixa o país no final de 2008 e segue para a Embaixada em Paris, França. No Brasil, deverá ocupar o cargo na Embaixada de Portugal o diplomata João Manuel Guerra Salgueiro, a partir de janeiro de 2009.

Ao Mundo Lusíada, Dr. Julio Rodrigues falou sobre a pessoa “conhecida” do novo embaixador. “Já estive com ele inclusive na ONU, é um homem com muita experiência, de muito gabarito, que vai fazer um trabalho fabuloso. A nossa comunidade vive um momento de muita tranqüilidade, e tenho certeza que será um grande amigo da comunidade, uma pessoa que também vamos nos orgulhar muito” defendeu.

Mundo Lusíada

>> Antonio Pargana, embaixador Seixas da Costa e embaixatriz Maria Virgínia, Dr. Julio Rodrigues, e Antonio de Almeida e Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend