Lisboa entre últimas cidades da UE no índice de satisfação

Mundo Lusíada Com Lusa

Braga, no norte de Portugal, é uma das cidades européias onde é mais fácil encontrar uma boa casa a preços razoáveis, e os habitantes de Lisboa são os mais descontentes com a vida na capital. As informações são de um estudo divulgado pela Comissão Européia (braço executivo do bloco europeu) em 23 de setembro.

Braga e Lisboa são os municípios portugueses incluídos numa pesquisa realizada em 2004, de um total de 31 cidades da União Européia (incluindo as capitais dos 27 membros). A capital lusa é 27ª colocada no índice de satisfação com a vida na cidade. Por outro lado, as respostas dos cidadãos de Braga a colocam em quinto lugar na tabela de preferências, que é liderada pela cidade de Málaga, no sul da Espanha.

No que diz respeito à compra de uma casa com boa relação custo-benefício, Braga ocupa o segundo lugar, depois de Leipzig, no leste da Alemanha, enquanto a capital portuguesa fica na 14ª colocação.

De acordo com os resultados, Lisboa é a 29ª colocada quando se fala em segurança, sendo ultrapassada por Atenas, capital da Grécia, e Liége, na Bélgica. Neste quesito, Braga está no 10º lugar da tabela.

Na área de transportes públicos, a terceira colocação a contar do fim volta a pertencer a Lisboa. Já a cidade de Braga ficou no 21° lugar. A facilidade em arranjar emprego é um item que lança ambas as cidades para o final do ranking, com Lisboa repetindo o 29º lugar e Braga em 25º. Já no quesito limpeza, Braga ocupa o 5° lugar, enquanto a capital lusa fica em 26ª. A poluição atmosférica as coloca em 9º e 25º, respectivamente.

No que diz respeito à integração de imigrantes, Braga volta a ser melhor cotada que Lisboa: 10º e 20º lugares. Os dados são de 2004, numa pesquisa levada a campo pelo EOS Gallup Europe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend