Lisboa entre cidades finalistas ao título de Capital Europeia da Inovação

Lisboa. Foto: Rodrigo Sene/Mundo Lusíada

Da Redação
Com Lusa

A capital portuguesa é uma das doze finalistas ao prêmio iCapital – Capital Europeia da Inovação – do Horizonte 2020, cujo vencedor será anunciado na Web Summit, em Lisboa, dia 06 de novembro.

Em comunicado, a Comissão Europeia indica que além de Lisboa, concorrem ao prêmio Aarhus (Dinamarca), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Bristol (Inglaterra), Gotemburgo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Leuven (Bélgica), Madrid (Espanha), Toulouse (França), Umeå (Suécia) e Viena (Áustria), para a distinção de cidade que “melhor demonstre a sua capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos”.

O primeiro prêmio tem um valor de um milhão de euros, recebendo as cinco finalistas 100 mil euros cada e sendo também distinguidas algumas cidades finalistas, que sejam especialmente reconhecidas pelo seu esforço para promover a inovação.

Podem candidatar-se ao Prêmio iCapital as cidades que têm mais de 100 mil habitantes, localizadas num Estado Membro da UE ou país associado no âmbito do Programa Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia.

Os candidatos são avaliados na forma como executam as soluções inovadoras para os desafios da sociedade. Estas soluções podem estar concluídas ou em curso, mas têm de ser implementadas no ano anterior à abertura do concurso ou no próprio ano do concurso.

Os finalistas vão apresentar as suas estratégias de inovação na sessão “iCapital Stories”, durante a semana europeia das regiões e cidades, em Bruxelas, a 10 de outubro e o vencedor será anunciado a 06 de novembro, na Web Summit, que terá lugar em Lisboa.

A última edição da Web Summit aconteceu na Altice Arena (antigo Meo Arena) de Lisboa. Segundo a organização, nesta segunda edição do evento em Portugal, participaram quase 60 mil pessoas de 170 países.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa por três anos, com possibilidade de mais dois de permanência na capital portuguesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: