Intercâmbio Luso-Brasileiro entre instituições de ensino

 

Mundo Lusíada
 
O Encontro Luso-Brasileiro de Bioética entre brasileiros e portugueses, profissionais de diversas áreas desde medicina, sociologia, teologia, ciência e tecnologia, acontece a cada dois anos, sendo uma edição no Brasil e outra em Portugal.

A primeira edição do encontro aconteceu em Lisboa, Portugal. Dois anos depois, Brasília foi sede do evento; a terceira edição ocorreu na Ilha dos Açores, em 2004; e recentemente aconteceu o quarto evento, em São Paulo.

A idéia partiu durante um encontro informal em Portugal entre estudiosos portugueses e brasileiros, em 2001. Para o professor da comissão organizadora, Dr. Christian de Paul de Barchifontaine (Centro Universitário São Camilo), muitos traços culturais em comum, partindo da língua portuguesa, aproximaram as instituições além-mar com intuito de realizar o intercâmbio.

A junção do Encontro Luso-Brasileiro de Enfermagem aconteceu em 2004, durante a terceira edição do Encontro de Bioética. Através do Centro Universitário São Camilo, e da ESENFIC (Escola Superior de Enfermagem Imaculada Conceição – do Porto), o primeiro encontro de enfermagem foi promovido junto ao primeiro encontro. “Aproveitamos deste encontro de Bioética para fazer o segundo encontro também de enfermagem. Assim que as coisas se entrosaram entre a enfermagem e a bioética”, explicou o Prof. Christian.

A intenção para próximos encontros é também incluir outros profissionais da área da saúde; seja jornadas sobre fisioterapia ou nutrição, entre outras áreas especificas, que serão promovidas juntamente com o Encontro Luso-Brasileiro de Bioética.

E a comissão organizadora já se decidiu sobre a próxima edição. Em dois anos, acontecerá em Portugal o V Encontro Luso-Brasileiro de Bioética, com a organização da Universidade Católica do Instituto Regional do Porto. E em 2010, a cidade baiana de Salvador receberá os participantes para a sexta edição.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: