Intelectuais brasileiros e portugueses pedem permanência de Carlos Fino em Brasília

Da Redação

O jornalista Carlos Fino, imprensa da Embaixada de Portugal em Brasília.

Uma petição contra a saída do jornalista Carlos Fino, da Embaixada de Portugal em Brasília, está circulando na internet. A iniciativa “Fica Fino” conta com muitos adeptos, entre acadêmicos de Brasil e Portugal.

Preocupados com a possível extinção feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português do cargo de Conselheiro de Imprensa na Embaixada de Portugal em Brasília, dezenas de jornalistas, acadêmicos e diversos outros profissionais do Brasil e Portugal decidiram enviar uma carta aberta ao atual responsável pela diplomacia portuguesa, Paulo Portas.

A medida, se tomada, implicaria na saída do jornalista Carlos Fino, que ao longo dos últimos seis anos vem desempenhando essas funções.

Segundo os promotores, o objetivo da petição, disponível em (www.peticoesonline.com/peticao/fica-fino/346), é evitar que tal decisão se concretize, o que, “além de prejudicar algumas iniciativas de cooperação em curso na área da mídia, poderia também refletir-se negativamente nas celebrações do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal”, que irão realizar-se entre 7 de setembro de 2012 e 10 de Junho de 2013, informa o documento.

A campanha conta com perfil nas redes sociais (www.twitter.com/ficafino e www.facebook.com/pages/Carlos-Fino/293117707412186?ref=tn_tnmn) e com a participação de jornalistas e professores de diversas instituições de ensino superior dos dois países, tais como Universidade de Brasília, Universidade de São Paulo, Universidade Federal Fluminense, Universidade do Minho e Universidade Católica Portuguesa.

Eles ainda não receberam resposta do ministro Paulo Portas, e portanto divulgam um comunicado a imprensa para que o assunto “possa sensibilizar o governo português a rever a decisão de remover Carlos Fino de Brasília e não corrermos o risco do cargo de Conselheiro de Imprensa ser extinto no ano de celebração de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal”.

Entre os depoimentos do documento, está o de Moisés de Lemos Martins – Presidente da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), e também da Federação Internacional de Comunicação Lusófona (LUSOCOM). “Carlos Fino é um dos mais emblemáticos jornalistas portugueses, de tal maneira marcou, ao longo de quarenta anos, a sua memória pública e o seu imaginário. Trabalhando na Embaixada Portuguesa em Brasília, Carlos Fino colocou a sua extraordinária carreira profissional ao serviço da aproximação das comunidades portuguesa e brasileira, assim como do inter-conhecimento e da cooperação entre os média de Portugal e do Brasil. Seria lastimável que este aristocrata do jornalismo português fosse afastado de um lugar onde tem feito um notável trabalho, servindo Portugal e prestigiando o jornalismo português.”

“O estreitamento das relações entre Brasil e Portugal tem no jornalista Carlos Fino um entusiasmado defensor, como provam sua ação na embaixada de Portugal e também a participação, como convidado especial, na série de TV Lá e Cá, exibida na RTP2 e na TV Cultura, durante minha gestão como presidente da emissora” declarou Paulo Markun – jornalista, ex-apresentador do programa “Roda Viva” – da TV Cultura.

O documento defende ainda que apesar do momento econômico de Portugal, “mesmo neste contexto, a ligação de Portugal ao Brasil deve não só ser protegida como até fortalecida. Numa altura em que as notícias dão abundantemente conta da intensificação dos fluxos de emigração de Portugal para o Brasil, apelamos à especial sensibilidade do Governo Português, no sentido de, com este gesto, encorajar uma relação entre dois países a que não faltam razões para reforçar os seus laços”.

“São motivações de ordem histórica, econômica, política e simbólica que fundamentam o nosso entendimento de que a presença de Carlos Fino em Brasília, pelo menos até ao termo do Ano de Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal, se traduziria em ganho efectivo para ambos os países, em termos de visibilidade, ação e promoção de uma cooperação cada vez mais alicerçada e com resultados que podem ser aferidos”.

Carlos Fino, além de participar do programa Lá e Cá da TV Cultura, participou de diversos eventos bilaterais em várias capitais brasileiras, e mantém o blog da Embaixada de Portugal, com notícias relacionadas a Brasil e Portugal, através do site: embaixada-portugal-brasil.blogspot.com.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: