Inglaterra apóia Brasil para o Conselho de Segurança da ONU

20/FEV/2006

 

Inglaterra apóia Brasil para o Conselho de Segurança da ONU

Da redação, com InfoReal

A visita do presidente Lula da Silva à Londres parece ter evidenciado mais os laços de amizade entre o Brasil e o Reino Unido. Como resultado da presença da comitiva brasileira, Tony Blair reafirmou o apoio do país para a entrada do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Entre as discussões no âmbito de colaboração, as Metas de Desenvolvimento do Milênio foram citadas como prioridade em auxilio dos pobres em todo o mundo. Tony Blair considerou admirável a liderança pessoal do presidente Lula nos esforços internacionais na luta contra a pobreza.

O Reino Unido coopera com a causa através do MIF – Mecanismo Inovador de Financiamento, o qual recebe 35% dos recursos vindos do país para financiar o fundo de US$ 4 bilhões do MIFI, na luta da prevenção de doenças nos países mais pobres do mundo. A estimativa é de que cerca de 10 milhões de pessoas, sendo a metade crianças, serão salvas antes de 2015.

Foi anunciada também a criação de um programa de intercâmbio no combate a desigualdade racial, entre a Comissão de Promoção da Igualdade Racial do Reino Unido e a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Brasil.

Além disso, foi discutido os maiores desafios no século 21, nomeadamente mudanças de clima e metas do Protocolo de Quito. Toni Blair elogiou o presidente Lula pela realização da Oitava Reunião das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, e Terceira Reunião das Partes do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, em março deste ano.

Outro destaque é para o setor de Ciência e Tecnologia. Durante a visita foi assinado o Plano de Ação, que permite pesquisas em conjunto nas áreas da biotecnologia, nanotecnologia e pesquisa e produção de medicamentos. Em maio de 2006, será organizado pela ”Royal Society” no Reino Unido, o “Dia do Brasil”, reunindo cientistas dos dois países. E em 2007 acontece o “Ano da Parceria Brasil-Reino Unido em Ciência”.

Ainda, foi assinado diversos planos de cooperação na área da educação, o que dá apoio e estabelece parcerias entre centros de estudos brasileiros com os de Londres e Oxford. Tony Blair citou a comunidade brasileira inserida no país, o que contribui para um multiculturalismo no Reino Unido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend